Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter
Boi de rua vai azular Parintins
Bicho Folharal, Miss, Toureiros, Dona Aurora, Gigante, Pai Francisco, Catirina, Padre, Curador, Zeca Xibelão, índios tontos, personagens do Boi de RuaO Caprichoso vai brincar ao redor da fogueira ...
Comentários ao artigo
Página 3 de 7 (63 itens)
Guerreiro Encarnado em 13/06/2008 23:16
Toma palhaços!!! Eh isso aew Carmesin... Essa toada que esse Jorge colocou acima.. foi apenas uma das suposições do Crewprixoxo.... Naum adianta.. falta Tradição... Naum adianta vir com toadas xexelentas... Que perdidos... ehehheahahahhahahhahahahhaa!!!!
Silas Paulista em 14/06/2008 13:50
Silas Paulista.

Galera anêmica viaja na maionese.

Faça me o favor, acreditar que Lindolfo fundou o boi lombriguento em 1913 quando ele tinha 11 anos é debochar de tudo o que é racional e logico.
Meu filho brinca com um boi de brinquedo e colocou até um nome.
Quer dizer que se ele resolver fundar um boi de mesmo nome depois de grande a data da fundação vai ser quando ele tinha 8 ou 9 anos?
Sobre o exemplo da olimpiadas, não tinha nada haver com o lance de 4 em 4 anos, e sim que a olimpiadas ficou varios séculos morta, e depois foi reavivada no século 19, a chamada olimpiadas moderna, e mesmo assim não perdeu a tradição.
Sobre qual a data da fundação do Caprichoso é mais logico admitir o ano de 1925, e do boi anêmico 1920. É muito provável que o contrário foi fundado por causa de uma promessa a S.João, já o Caprichoso é mais dificil ser assim. Sobre a estrela na testa do Caprichoso, é só ver o bumba meu boi do maranhão e verás que a maioria dos boi do Maranhão é negro e muitos tem uma estrela na testa. O Cid apenas trouxe toda a cultura por onde passou e trouxe as cores, a marujada e a tradição do bumba meu boi para o Caprichoso, o lance da estrela é que demorou pra cair a ficha, o Caprichoso tinha todo o direito de colocar na testa, ja que suas tradições do Maranhão assim exigia.
Pra quem fala mau do carimbo, faça uma pesquisa e verás que a batida do boi bumbá tem como uma das origens o carimbó.
oh povinho mau informado.
em 14/06/2008 16:21
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

SILAS, REALMENTE O AR . PELO MENOS EM UMA COISA TU ACERTASTES: A VACA PRETA REALMENTE NASCEU DEPOIS DO GARANTIDO. O MOTIVO DA BRIGA AQUI É ISSO: QUEM FOI FUNDADO PRIMEIRO. NISSO VOCÊ ACERTOU: GARANTIDO (1920) E CRÉUPIXOZO (1925, OU 29, SEI LÁ, SÓ DEUS SABE)...
SOBRE A ESTRELA NA TESTA É O SEGUINTE: DESDE SUA FUNDAÇÃO, O GARANTIDO SEMPRE TROUXE UM CORAÇÃO NA TESTA, E O CRÉUPIXOZO TRAZIA UMA ESTRELA NA A. EM 1996, A VACA PRETA RESOLVEU TRANSFERIR A ESTRELA PRA TESTA. PORTANTO, O MOTIVO NÃO FOI UMA TRADIÇÃO DO MARANHÃO, E SIM, MAIS UM VEZ, UMA IMITAÇÃO AO GARANTIDO. OUTRA COISA: SEGUNDO A BIOGRAFIA DO CRÉUPIXOZO, OS IRMÃOS CID ERAM DE CRATO (CEARÁ) E NÃO DO MARANHÃO. LINDOLFO MONTEVERDE SIM, ESSE VEIO DO MARANHÃO.
QUANTO AO CARIMBÓ: NINGUÉM AQUI FALA MAL DELE, POIS É UMA MANIFESTAÇÃO FOLCLÓRICA BONITA E AMAZÔNICA, O MOTIVO DA ZOMBAÇÃO NÃO É AO CARIMBÓ, E SIM AO FATO OCORRIDO EM 2005, QUANDO A VACA PRETA TOCOU CARIMBÓ NA ARENA, SENDO QUE O FESTIVAL DE PARINTINS É DE BOI BUMBÁ E NÃO DE CARIMBÓ.
SOBRE A BATIDA DO CARIMBÓ TU ESTÁS TOTALMENTE EQUIVOCADO, POIS O CARIMBÓ SE APROXIMA MAIS DA BATIDA DO FORRÓ DO QUE DAS TOADAS DE PARINTINS. A BATIDA DO CARIMBÓ É UMA COISA E A BATIDA DO BOI BUMBÁ É OUTRA. A BATIDA DO BOI BUMBÁ SE ORIGINOU DA BATIDA DO BUMBÁ-MEU-BOI DO MARANHÃO, PORÉM, COM O PASSAR DOS ANOS, GARANTIDO E CAPRICHOSO EVOLUIRAM PARA UMA BATIDA TOTALMENTE NOVA, RESULTANDO NO QUE VEMOS HOJE, UM RITMO CONTAGIANTE, DANÇANTE, COM CARA CABOCLA E INDÍGENA, ESSA É A CARA DA TOADA DO BOI BUMBÁ, ALGO MUITO ASSASSINADO PELA VACA PRETA, BASTA COMPARAR OS CD'S E COMPROVAR...

APRENDEU?


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
em 14/06/2008 17:12
Silas,a grande diferença na história do Garantido está justamente no fato de que quando Lindolfo, ajudado por sua mãe, criou o Garantido, as outras crianças da área eram convidadas a dançar com o boi do menino no quintal de sua casa.

Conhecendo a fama respeitável da mãe do futuro Mestre Lindolfo, os pais das outras crianças não viam mal algum de ver seus filhos brincando com o boi de curuatá de Lindolfo, que já começava a se destacar justamente por que era conhecido como o Boi Mirim mais famoso de Parintins...

A fama do menino e seu boi que alegravam as outras crianças só se consagrou de vez quando este completou 18 anos, em 1920.
O Garantido na sua fase inicial já era muito conhecido e respeitado, não por causa do menino Lindolfo, mas sim por causa de sua mãe, dona Xanda, que apoiava seu filho e o ajudava nas brincadeiras que tanto divertiam as outras crianças, proibidas na época de ver e festejar a brincadeira do boi-bumbá.

Em vez de você tecer críticas nada construtivas se referindo a termos tão pejorativos e de baixo escalão que só tendem a ferir o sentimento alheio, procure se informar melhor a respeito da história dos bumbás. Não faça como outros que já passaram por aqui e ficaram só nas especulações.
Ao contrário de você e sua trupe de inconformados, eu tenho aonde me embasar para atestar meus argumentos. Qual a sua desculpa para ficar nas histórias da carochinha?
em 14/06/2008 22:22
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

EI SILAS, SOBRE A BATIDA EU NÃO ESTOU QUASE CERTO, EU ESTOU CERTO MEU CARO. EU NÃO ESTUDEI EM MANAUS NÃO, EU MORO AQUI NA BAIXA E SEI MUITO BEM SOBRE A HISTÓRIA DO MEU BOI, EU RESPIRO FOCLORE MEU... CARIMBÓ? SAMBA? O BUMBA-MEU-BOI É TÃO ANTIGO QUANTO O SAMBA, ELE É DO SÉCULO XVII, E PODE SER QUE TENHA SURGIDO ANTES MESMO DO SAMBA... ACORDA MEU, TU NÃO MORA EM PARINTINS, TU SÓ ESTUDOU EM MANAUS, QUEM ENTENDE DE BOI BUMBÁ É NÓIS...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

JÁ OUVISTES OS CD'S DO PINDUCA?
É A CARA DO FORRÓ... NÃO TEM PALMINHAS, CADÊ O CHARANGO DO CARIMBÓ?

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Silas Paulista em 15/06/2008 08:50
Silas Paulista.

continuo a dizer que essa história de 1913 é fantasiosa, não passa de um mito meu amigo carmesim, no Caprichoso também tem varios mitos, me desculpe mas eu sou sincero, sobre os nomes de baixo escalão eu não concordo que seja, faz parte da rivalidade e o pessoal de vocês até se refere ao nosso touro negro com palavras racistas.
Sobre a fita de video, tenho certesa que foi produzida pelo pessoal de Parintins meu caro vermelho, e o fato de você morar ai não quer dizer nada.
Vai escutar o cd do teu boi de 1996 e verás que lembra de longe um samba lento.
O Pinduca tornou o carimbó famoso, mas vai escutar carimbó antigo e você vai ver que é diferente e tem muita batida e é bem diferente do forro, inclusive a dança.
Como você ja disse a toada veio do Maranhão, mas aqui mudou.
Agora pergunto mudou e foi influenciado pelo que?
Vai se orientar e varás que três ritimos influenciaram a toada, o carimbó , o samba ( não esse de escola de samba) e mais um outro ritimo que eu não me lembro que tem um nome indigena.
Sobre o charango, ele tem varias afinaçôes. dos anos 90 para cá, por causa das tematicas indigenas ela soa muito proxima com as musicas andinas.

Eu só falo o que eu sei, e tenho fontes para isso, agora se estão corretos ou não... , sobre fontes do que se refere a história do boi parece que nada é definitivo e tudo é contestado. sendo assim, é preciso que cada um pesquise a história e faça a sua leitura, interpretando os fatos. dessa maneira ficaremos menos dependente do que os outros dizem ou que a história diz.
A história dizia que Cabral chegou ao Brasil por acaso. hoje graças aos indagadores e criticos da história se sabe que não foi assim.
Por isso, me desculpem, a história de 1913 é bonita e comovente, mas a verdade não se baseia em sentimentalismo e sim em fatos concretos, e essa de 1913 é deficiente, é só mito.
em 15/06/2008 09:19
E você só sabe responder se for na mesma linguagem do agressor? Que falta de classe!
Não concordo com essa falsa "brincadeira em nome da rivalidade".
Isso não é rivalidade, é racismo e preconceito. Mas que mania absurda as pessoas têm de confundir o "lugar onde o Sol não toca" com as calças.
Fonte alguma deve ser levada a sério por inteiro, o que irrita é que você, diferente do Kierk, não apresentou a SUA FONTE para embasar sua tese, o que por si só descredita sua história...
Ficar no "achismo" e nas "conversas" é muito fácil, mas se você me mostrar de onde você tirou suas idéias (como você está fazendo com o Vermelho em relação ao documentário produzido em Parintins), aí sim eu posso lhe dar algum crédito, mas até lá ficarás no obscurantismo das seitas secretas que adoram uma teoria da conspiração sem mérito comprobatório.

Aliás, muito estranho você questionar um livro mas não um documentário. Caso você não saiba, para se produzir um documentário é preciso ter base bibliográfica. Aí você inclui uma pintada de subjetividade que muito contribui para produzir qualquer fonte que puxe para o lado da sardinha que lhe convém (incluindo o livro que tenho como base).
Quem são os produtores desse documentário? Quais as fontes que eles se embasaram para afirmar suas idéias? Teve o auxilio de algum historiador profissional? Ou foi tudo produzido no vago? No achismo?
Silas Paulista em 15/06/2008 10:14
Silas Paulista.

Se você se acha um especialista de boi você vai encontrar esse video, eu não sei o seu nome, mas tive que fazer uma prova sobre ele e uma das perguntas era qual era as origens do ritimo do boi bumbá. lembro-me que eu vi em 98 e que o video mostarva uma retrospectiva bem rapida dos festivais anteriores e mostrava a cada ano quem era campeão. lembro-me que quando apareceu o ano de 1995, a toada mostrada do garantido foi Paranakari, e do caprichoso foi lagarta de fogo. sei que a verdade vai aparecer e alguem vai acabar dizendo que tem esse video.
Sobre o resto das afirmações que eu faço não é novidade nenhuma e tem de monte por ai, vai dizer que você não sabe por onde Roque Cid passou e que ele foi influenciado pelos ritimos, folclore e cores na Amazonia?
Por isso eu digo que o garantido tem uma força muito grande na parte religiosa no que se refere a promessa a S. João, o Caprichoso traz uma raiz muito grande da Marujada, das cores do touro negro, da estrela, ou em outras palavras a parte mais " folclórica peregrinante".
Me desculpe de novo, mas acho que os racista são vocês, não você propiamente dito, as minhas palavras são calão e não baixo escalão.
Parece na realidade que você quer ser o corretinho do boi e quer mudar toda a ladainha que envolve a disputa.
em 15/06/2008 13:44
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

O FATO DE EU MORAR AQUI EM PARINTINS DIZ MUITO SILAS . EU FAÇO PARTE DESSE UNIVERSO AMAZÔNICO, PORTANTO, EU E TODOS OS OUTROS PARINTINENSES SOMOS A HISTÓRIA DO BOI BUMBÁ VIVA. NENHUM M, VAI CONSEGUIR SABER MAIS SOBRE OS BOIS DO QUE NÓIS... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

O RITMO DA TOADA SE ORIGINOU DA TOADA DO BUMBA-MEU-BOI, NÃO TEM NADA HAVER COM CARIMBÓ OU SAMBA... ACORDA MEU, PARINTINS É NO AMAZONAS, E NÃO EM SALVADOR OU NO RIO DE JANEIRO... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... A TOADA TEM INFLUÊNCIA DE BATIDAS AFRO (O QUE NÃO SIGNIFICA QUE SEJA SAMBA) E DE BATIDAS INDÍGENAS (A QUE MAIS SE APROXIMA)... O BUMBA-MEU-BOI DO MARANHÃO É AFRO, O BOI BUMBÁ DA AMAZÔNIA É MAIS INDÍGENA... A COREOGRAFIA É INDÍGENA... O BOI BUMBÁ TEM PALMINHAS, TEM CHARANGO, A BATIDA DO VIOLÃO É ORIGINAL, ETC. CADÊ O CARIMBÓ OU SAMBA NISSO AQUI RAPAZ? TU JÁ VIU CARIMBÓ COM CHARGANO, JÁ VIU SAMBA COM PALMINHAS? NÓS TEMOS O QUATRO AMAZONENSE TAMBÉM... KKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...

NÃO SE BASEIE EM DOCUMENTÁRIOS, NÓS TEMOS LIVROS E VIVOS POR AQUI...
Guerreiro Encarnado em 15/06/2008 17:52
CARO VERMELHO.. VC JÁ ESTÁ PEGANDO PESADO EM SUAS DISCUSSÕES..,.. NÃO REFIRA-SE DESSE MODO AO POVO DE MANAUS.... POIS NAUM TENS O DIREITO DE CRITICAR.. ATEH PQ A EDUCAÇÃO DE MANAUS EH BEM MELHOR QUE QUALQUER OUTRO MUNICÍPIO DO AMAZONAS (CONHEÇO MUITOS PARINTINENSES QUE VEM ESTUDAR AQUI, PORTANTO N EH BEM COMO VC FALA)... ESTUDO EM MANAUS.. E NAUM CONCORDO COM AS BABOSEIRAS QUE ESTÁS DIZENDO... CUIDADO COM TUAS PALAVRAS!! GOSTO MUITO DA CULTURA DE PARINTINS, ASSIM COMO RESPEITO MUITO O POVO DESTA CIDADE MARAVILHOSA. PORÉM NAUM EH POR ISTO QUE VOU FICAR MENOSPREZANDO OS OUTROS POVOS... RESPEITO MUITO SUAS POSIÇÕES SOBRE OS TÓPICOS... MAS ASSIM COMO VC NAUM GOSTARIA QUE CRITICASSE SUA CIDADE, EU TBM NAUM GOSTEI NEM UM POUCO DE SUAS COLOCAÇÕES..

SOU DEFENSOR DA CULTURA DE PARINTINS , PORÉM NÃO ADIMITO QUE VENHAM FALAR MAL DE OUTRAS CIDADES (DO AMAZONAS, CLARO!) O SITE EH VOLTADO PARA COMENTÁRIOS SOBRE NOSSA MARAVILHOSA FESTA.. PORTANTO NAUM FUJA DO ASSUNTO PARTINDO PARA A BAIXARIA...

SALVE O GARANTIDO, SALVE PARINTINS! SALVE O FESTIVAL!

SALVE TAMBÉM O CONTRÁRIO, pois sem ele naum teríamos outro em quem dar peia...AHAHAHAH.