Digite seu e-mail:
Receba nossas PROMOÇÕES e NOVIDADES em seu e-mail.
Parceiros:

» Criação de Sites em Manaus

Siga ParintinsCom no Twitter
Este ano bumbás exaltam a mãe terra e a floresta
A preocupação com a preservação do meio ambiente continua a pautar Garantido e Caprichoso. Os bumbás, adversários na arena, formam uma só voz pedindo clemência à natureza e apontando soluções para o homem ...
Comentários ao artigo
Página 7 de 8 (79 itens)
Alba em 18/02/2006 21:51
Caro Haroldo, as pessoas com quem você tenta argumentar não são as mais indicadas para discutir particularidades do festival. A não ser que você seja fanático, pois ambos assim já se declararam em outras ocasiões. Não quero aqui dizer que sou a única que pode discutir, mas como já está claro que seus comentários têm ARGUMENTO, discussão com fanáticos será perda de tempo. Leio e frequento esse site há muito tempo, sempre tentando dialogar sobre essas velhas questões e, acredite, não adianta tentar estimular senso crítico em quem não o tem. Pro fanático vale mais o que é seu. Já cansei de falar aqui sobre a gestão atrapalhada do Dodó Carvalho nesse período de acusações e retratações, já cansei de falar que opinião de torcedor não é de juiz, já cansei de falar dos regulamentos mal feitos, já cansei de falar da falta de seriedade do jornal Acrítica. Mas alguem entende ou pelo menos pensa a respeito? Nunca. Isso seria o mesmo que deixar de ser Caprichoso.

Entende a que ponto chega a ignorância das pessoas? Chega ao ponto de um colega aconselhar uma dessas torcedoras fanáticas a não viver em função de passado e a mesma responder com palavras frustradas de ódio que o festival é somente descredito. Sem falar nas palavras de baixo nível. É claro que não se dá crédito a gente de baixo nível, mas percebe-se pelo rancor desses torcedores que infelizmente o mal já está feito.

Bem, concordo com você quando diz que o Garantido provavelmente dominou os anos 80 por causa de coisas como o boi biônico e a introdução das alegorias. Entretanto, sabe-se que os regulamentos falhos e a segurança daquela época podem ter gerado alguma injustiça. Não posso afirmar que tenha havido, mas o meu senso crítico me diz que fatos como esse que você narrou sobre a fraude em 1985 poderiam ter ocorrido antes, simplesmente pelo fato de que era possível acontecer. Claro que isso não deve ter influenciado em todas as vitórias do Garantido, porque provavelmente devem ter sido casos pontuais, envolvendo determinadas pessoas. Só quem conhece os parintinenses sabe que a disputa era acirrada e, ao menor sinal de roubo, a questão se resolveria nas vias de fato. Não é a toa que a tal pessoa de 1985 figiu. E há também o fato que comentamos de que o boi vermelho estava à frente em alguns aspectos inovadores (ritual, boi biônico, alegorias, etc).

Concordo com a sua afirmação sobre as impugnações, mas devo concordar também com os fanáticos rancorosos que esse problema é de ambas as partes. O que acontece é que as impugnações do Garantido são, em muitos casos, melhor fundamentadas. E isso se deve, é claro, ao assessoramento jurídico do boi vermelho, que é visivelmente mais preparado. É só observar a apuração dos votos.
manoeljorge@comnt.com.br em 18/02/2006 22:20
entao "eu mesmo" vc é um filho da puta
em 18/02/2006 23:01
OIIIII ... GALERA !!!

VOCÊS NÃO SABEM O QUANTO FICO FELIZ QUANDO VEJO ATUAÇÕES E TAMBÉM OUÇO MÚSICAS COM ESSE TIPO DE CONTEÚDO... "NATUREZA"!!! É UMA GRANDE FORMA DE CONSEGUIRMOS UNIR FORÇAS CONTRA ÀQUELES SERES HUMANOS QUE VÊM DESTRUIDO NOSSA ÚNICA FORMA DE SOBREVIVÊNCIA!!
MESMO SABENDO QUE O SACRIFÍCIO NEM SEMPRE VALE A PENA,TEMOS SEMPRE QUE NOS ESFORÇAR PARA QUE O NOSSO BRASIL E ÀQUELES QUE COLABORAM COM SEU DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL...COMO AS BELAS COMPOSIÇÕES DAS TOADAS DOS MEUS BOIZINHOSSS, MEREÇAM REALMENTE UM LUGAR DE DESTAQUE, NÃO SOMENTE NO BRASIL, MAS SIM, EM TODO O PLANETA TERRA!!

PARABÉNS PARINTINS POR TEREM COMPOSITORES E CANTORES POÉTICOS E COM SENTIMENTOS TÃO NOBRES E SUBLIMES !!
em 20/02/2006 10:16
P/ Boi Estrela e Todos do Boi Caprichoso

Vejo com bons olhos toda essa discussão entre vocês torcedores dos Bois. Acredito que muitos não viram muitas coisas do Festival, tanto sentindo da visão de um Analista sem paixão ( que é muito raro) e pelo fato de serem jovens, como tive a oportunidade de ser também.

Hoje mais maduro, e com a paixão colada de lado e com profundo respeito ao Boi Contrário, posso dizer-lhes´, nos dias de hoje quando estamos próximo de entrar na arena, olhamos para a concentração do Caprichoso e temos a nitida certeza de mais uma vitória, mesmo antes de nos apresentarmos, perdemos o respeito pelo Boi Caprichoso, culpa deles mesmos,que por motivos que não tenho competência para discorrer.

Caprichoso na década de 90, mais especificamente de 94 a 96, foi com todos os méritos TRI-CAMPEÂO, até nós cantavamos sua Toadas ( lUIZ gONZAGA FOI O NOSSO GALARDÃO,AZUL E BRANCO É O NOSSO PAVILHÃO .....). Nosso único trunfo era Paulinho Faria e a Batucada, contra um ÍMPÈRIO muito organizado e dem distribuido.

Mais, a vida é uma grande escola, depois das grandes invenções (Roda e da Lâmpada por exemplo), as coias passam menos despercebidas mesmo, ppuco se cria,mais se copia e melhorasse.

Ninguém gostar de apanhar,de perder. O poder da Observação é para poucos, a busca da perfeição idem. E isso fez o Garantido, entender que Arena cheia com pessoas com latas de cerveja na mão, perdia pontos, alegorisa mal acabadas também,e assim por diante. Mais ainda estamos em busca da Perfeição.

Hoje vejo o Caprichoso, um boi sem quilha, uma Diretoria que não respeita seu maior BEM, a sua Galera,seus Torcedores.

Por isso acho a discussão de vocêS (apesar de muitas vezes, grosseiras) um grande avanço para entender que:

Enquanto se acha que Armando do Valle resolve tudo com falcatruas ou dinheiro, O Garantido se esmera em fazer Boas Toadas e não PARARA

Que o Garantido procura respeitar seus torcedores, apesar de grandes dividas, trazendo titulos.

E o Caprichoso continua a olhar o Rabo do GARANTIDO e do CAPRICHOSO pegando FOGO.

Procurando Desculpas sem fundamentos ou provas materiais,e o GArantido ganhando Títulos.

Então caros colegas, o maior cego é aqule que não quer ver. Considero o Caprichoso uma grande agremiação, mais ela se torna pequena demais, porque valoriza muito as nossas VITÒRIAS.

Quando perdemos, não ficamos lembramos porque perdemos, vamos olhar PORQUE PERDEMOS essa é a DIFERENÇA de BOI VENCEDOR para um BOI PERDEDOR.

CRESCER na DERROTA e CRESCER NA VITÒRIA.

Até mais
em 20/02/2006 10:24
P/ Boi Estrela e Todos do Boi Caprichoso

Vejo com bons olhos toda essa discussão entre vocês torcedores dos Bois. Acredito que muitos não viram muitas coisas do Festival, tanto sentindo da visão de um Analista sem paixão ( que é muito raro) e pelo fato de serem jovens, como tive a oportunidade de ser também.

Hoje mais maduro, e com a paixão colocada de lado e com profundo respeito ao Boi Contrário, posso dizer-lhes´, nos dias de hoje quando estamos próximo de entrar na arena, olhamos para a concentração do Caprichoso e temos a nitida certeza de mais uma vitória, mesmo antes de nos apresentarmos, perdemos o respeito pelo Boi Caprichoso, culpa deles mesmos,que por motivos óbvios, que não tenho competência para discorrer.

Caprichoso na década de 90, mais especificamente de 94 a 96, foi com todos os méritos TRI-CAMPEÂO, até nós cantavamos suas Toadas ( lUIZ GONZAGA FOI O NOSSO GALARDÃO,AZUL E BRANCO É O NOSSO PAVILHÃO .....). Nosso único trunfo era Paulinho Faria e a Batucada, contra um ÍMPÈRIO muito organizado e bem distribuido.

Mais, a vida é uma grande escola, depois das grandes invenções (Roda e da Lâmpada por exemplo), as coisas passam menos despercebidas mesmo, pouco se cria, mais se copia e melhorasse.

Ninguém gosta de apanhar, de perder. O poder da Observação é para poucos, a busca da perfeição idem. E isso fez o Garantido, entender que Arena cheia de pessoas com latas de cerveja na mão, perdia pontos, alegorias mal acabadas também,e assim por diante. Mais ainda estamos em busca da Perfeição.

Hoje vejo o Caprichoso, um boi sem quilha, uma Diretoria que não respeita seu maior BEM, a sua Galera,seus Torcedores.

Por isso acho a discussão de vocês (apesar de muitas vezes, grosseiras) um grande avanço para entender que:

Enquanto se acha que Armando do Valle resolve tudo com falcatruas ou dinheiro, O Garantido se esmera em fazer Boas Toadas e não PARA-RARA

Que o Garantido procura respeitar seus torcedores, apesar de grandes dividas, trazendo titulos.

E o Caprichoso continua a olhar o Rabo do GARANTIDO e do CAPRICHOSO pegando FOGO.

Procurando desculpas sem fundamentos ou provas materiais,e o GArantido ganhando Títulos.

Então caros colegas, o maior cego é aqule que não quer ver. Considero o Caprichoso uma grande agremiação, mais ela se torna pequena demais, porque valoriza muito as nossas VITÒRIAS.

Quando perdemos, não ficamos lamentando que perdemos, vamos olhar PORQUE PERDEMOS essa é a DIFERENÇA de um BOI VENCEDOR para um BOI PERDEDOR.

CRESCER na DERROTA e CRESCER NA VITÒRIA.

Até mais
manoeljorge@comnt.com.br em 20/02/2006 11:05
o louco coracao na testa,faz um tempao q eu naum escuto uma toada boa pro garantido,do ano passado naum sei nenhuma,se escutar vou pensar q é desse ano
MARCO GARANTIDO !! em 20/02/2006 11:46
TÁ FICANDO CHATO GANHAR DO capriCHOROso !
JÁ SEI QUE SOU TRI-2006 !
SERÁ QUE VAI ALGUÉM TORCER PELO CHORÃO ESTE ANO ?
Ilza Nunes em 20/02/2006 18:05
Coração na Testa,

Noto teu desapontamento em relação as críticas da galera azulada. Se o verdadeiro cego é aquele que não quer ver, logo, tu entras nesse rol de cegos.

Não quero aqui dizer que o Boi Caprichoso vem a ser o melhor na arena. Se eu disser, estou eu sendo uma fanática cega. Os dois bois tem seus atrativos, os seus encantos. Cada um tem a sua fidelidade e o amor de sua nação. O verdadeiro torcedor independentemente de qual agremiação, não fica cego e sabe muito bem dizer quando o seu boi não vai bem, bem como, ficar eufórico quando sabe que vai ganhar o festival.

Foste feliz em admitir que o teu boi perdeu pontos exibindo latas de cervejas na mão dentro da arena, que as alegorias estavam mal acabadas (ufaa! pelo menos UM). Também é bom saber que o teu boi se policia, pois só assim, o festival se mantém "vivo".

Quanto as toadas, se aos teus olhos o Garantido faz boas toadas, enquanto o Caprichoso se preocupa com o PARA-RARA. Então não te esquece que o próprio Garantido também já fez o TIC TIC TAC.

Nós torcedores do Boi Bumbá Caprichoso, NUNCA fomos desrespeitados pela sua diretoria. Mas, o Garantido cometeu tal ato! Lembre-se que por teimosia e puro com certeza por falta de respeito, a galera vermelha pegou fogo, com fogos de artifícios!

Vale ressaltar que quem critica e faz toadas com profundo racismo é o teu próprio boi, o Caprichoso apenas revida as agressões.

Provas de fraudes até que existem, porém de nada adianta mostrar, pois o dinheiro fala muito mais alto, e com isso acaba caindo no esquecimento. Fica então o Garantido o campeão de títulos. Mas, com muito orgulho, SOMOS MUITO FELIZES COM OS NOSSOS 16 TÍTULOS, porque eles foram conquistados com muita garra, muito amor e com e perseverança!

Que ninguém gosta de apanhar e de perder, isso é óbvio! Pra isso, ninguém se prepara, muito menos se espera. Porém a tua visão cegou no momento em que tu viste a torcida azulada dando a impressão de admitir a vitória ao boi adversário. Isso JAMAIS EXISTIU e NUNCA VAI EXISTIR! E sabe po quê? Porque NENHUMA NAÇÃO permite um vacilo deste, uma vez que quem veste a camisa de seu boi, tá ali pra dar o melhor de si para ver o seu boi campeão. Tu pecaste com essa FALSA OBSERVAÇÃO(tá parecendo é cegueira mesmo),

Então, vamos dizer assim, 'Os Bumbás', não são mais os mesmos. Ambas agremiações, deixaram de lado, o melhor da festa que é de mostrar um festival de grande porte, uma vez já conquistado pelo mundo. É muito bom termos o carinho de quem vem de fora. Por exemplo, eu fico muito feliz com a Professora Silvia, que lá da cidade de Jundiaí, enamora o nosso festival. Do jeito que ela fala dos dois, tá meio difícil ela escolher um apenas. Isso é muito bom! Satisfaz o nosso ego. Portanto, Se existe uma falha no festival, vamos ser coerentes e admitirmos que, ultimamente, as duas agremiações foram servidas de pessoas, cujo interesse visa apenas o $$$.

Beijos a toda nação azul e branca
em 21/02/2006 08:55
Ola ILZA

V. não entendeu Contrária, mais tudo bem.

V. reconhece que reconheci alguns erros do meu BOI Garantido, mais nãoa ceita os seus. Veja, quando disse que a Diretoria do teu boi não respeita a sua Galera, esta relacionado com o Boi de Arena que vem apresentado. Vela o CD do ano passado, a galera de vocês tava cheia de buracos, prova que não confiam mais no projeto de Arena do seu próprio Boi.

Quando ao acidente com os fogos, concordo que foi algo terrivel e graças ao Deuses da Floresta sem vitimas fatais, mais, teimosia, oq ue v.s sabe sobre o occrrido? Prefiro dizer, falta de compencia técnica, pois teimosia acontece quando se repete algo feito anteriormente.

Eu sou Flamengo e o nosso simbolo é o Urubu, algum problema com o URUBU ? Foi o Fundador do Boi de vocês que escolheu a cor do contrário, agora opção de torcer por este boi foi sua. Tenha orgulho querida, do seu boizinho.

ESSA PARTE EU VOU REPETIR PRA VOCÊ - SÂO SUAS PALAVRAS

(Provas de fraudes até que existem, porém de nada adianta mostrar, pois o dinheiro fala muito mais alto, e com isso acaba caindo no esquecimento.)

Pô Querida então os Diretores do teu boi são muitos ruins né amiga. Se o lance é dinheiro, então porque vocês não pagam mais do que o Garantido ? Esse teu argumento é muito fraquinho, e as pessoas que o teu boi coloca na apuração parece que fizeram faculdade pela Internet amiga, e olha que pelas bandas dai, tens alguns magistrados tb.

Ja te disse anteriormente esqueça o RABO do GARANTIDO olhem para o RABo do boi de vocês, contar titulos não leva a nada, trabalhem duro, mais pelo amor de DEUS vê se na Figura Tipica REgional desse ano, não coloquem a BANCA DE TACACA Da D. MARIA, pq se não a peia vai ser maior ainda.

Calma ILZA, só pra te lembrar,pq parece que você faz questão de esquecer e nem admitir, em 96 teu boi foi campeão, LEMBRA, vitória lembra né mana. Mais nem passeata teve e nem fogos na cidade, se v. quiser eu te mando a gravação da apuração e de la da p/ ouvir o estrondoso Ahhhhhhhhhhhh no Curral do contrário, aquilo sim foi uma vergonha, não foram as ruas, ficaram dentro do curral tentando entender o que tinha acontecido.

De 1997 pra frente tu sabes o que aconteceu......

Tchauzinho ILZA
MARCO GARANTIDO !! em 21/02/2006 09:55
"SOMOS MUITO FELIZES COM OS NOSSOS 16 TÍTULOS, porque eles foram conquistados com muita garra, muito amor e com e perseverança!"......Ilza Nunes.

ESSE TIPO DE DESCULPA NÃO SERVE NEM DE CONSOLO !!


Pacote Parintins 2013