Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbás rumo a 2006

27/11/2005, Diário do Amazonas

Os bois-bumbás Caprichoso e Garantido já começaram os preparativos para o Festival Folclórico de Parintins do próximo ano. Nestes últimos dias, as diretorias dos bumbás estão fazendo uma seleção nas toadas que devem compor os discos oficias das agremiações.

O bumbá Caprichoso recebeu mais de 100 toadas e neste final de semana começou a fase da seleção que compreende as categorias: exaltação à Amazônia, exaltação ao boi, marujada, vaqueirada, galera, evolução, desafio, chegada, cunhã-poranga, porta-estandarte, rainha do folclore, sinhazinha, figura típica, que deverão mencionar o nome do boi, a estrela ou a cor azul.

As toadas de lenda, ritual e tribo foram inscritas com suas respectivas pesquisas e serão avaliadas exclusivamente pelo Conselho de Artes. As toadas serão analisadas por uma comissão julgadora composta por 20 membros, indicados pela comissão organizadora presidida por Socorro Araújo Carvalho.

No próximo final de semana, o Conselho de Artes do Caprichoso vai anunciar o tema que o boi defenderá em 2006 no festival.

Outra atividade que começou nos galpões foi a de reciclagem dos materiais que ficaram nos galpões. Ver o que pode ser reaproveitado para o próximo festival, diz o presidente do boi-bumbá Caprichoso, Carmona Oliveira.

O planejamento para agrupar novos patrocinadores também faz parte das atividades dos bumbás nesta fase de produção. Carmona Oliveira já viajou duas vezes a Brasília e a outras capitais brasileiras para conversar com futuros e os atuais patrocinadores. Estamos conversando com estes parceiros para não ficarmos atrás de recursos em cima do Festival, diz Carmona.

Garantido

A diretoria do Garantido recebeu aproximadamente 250 toadas. Estamos fazendo um processo de separação, por exemplo, toadas de ritual, lenda amazônica, itens, de galera, entre outras diz Chico Cardoso, coordenador da Comissão de Artes.

Dessas 250, a Comissão de Artes do Garantido quer chegar a 40. Chegando ao número de 40 toadas, nós vamos reunir a diretoria e mais algumas pessoas que sempre ajudam a escolher as toadas para chegar nas 16 que vão compor o CD oficial de 2006, explica o coordenador.

Chico garante que o processo da escolhas das toadas está sendo o mais transparente possível. Todos os anos existem esses comentários, que dizem que já tem toadas escolhidas e que faltam poucas vagas no CD. Posso te afirmar que está havendo total isenção dos membros da Comissão de Artes. Só vão entrar as toadas que tiverem qualidade, não importa se o compositor é nosso amigo ou não, afirma, ao completar. Este processo vai demorar muito, até porque vamos analisar todas as toadas apresentadas, uma por uma, e principalmente as pesquisas que os compositores fizeram para elaborar as atuais composições.

Diferente dos outros anos que o CD do Garantido era produzido por Sidney Resende e Fred Góes, este ano a responsabilidade será do compositor Paulinho du Sagrado e do levantador oficial do Garantido, David Assayag. Mesmo com essa mudança, Chico Cardoso diz que a diretoria não está preocupada com uma possível mudança na qualidade do CD de 2006. A qualidade do disco vai depender do resultado da escolha das toadas, o Garantido não vai sair da linha que vem defendendo nestes últimos anos, a da preservação da Amazônia, garante Cardoso.

No boi Garantido, a diretoria vai divulgar hoje o nome das pessoas que vão fazer parte da Comissão de Artes, grupo que é responsável pela concepção do boi arena, o que o boi mostrará no Bumbódromo. A provável lista terá como integrantes Júnior de Souza, Roberto Reis, João Melo e Chico Cardoso confirmados e Fred Góes, Rosinaldo Carneiro e Geandro Pantoja.

Mudança

O presidente do Caprichoso adiantou ainda que o festival de 2006 poderá ser nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho. Nós já conversamos com o prefeito de Parintins, e com a Secretaria de Estado da Cultura sobre a data, e achamos que o boi tem que se adequar ao calendário turístico, até porque o último final de semana de junho começa no dia 30.