28/12/2005, Jornal A Crítica
A toada, o principal produto de mercado do Festival Folclórico de Parintins, virá com uma nova dinâmica na temporada de 2006. Caprichoso e Garantido apostam nas músicas feitas especialmente para as galeras, com o objetivo de sacudir a folia dos bumbás.
Será um CD simples, fácil de cantar e de dançar, preservando a batida da marujada, sustenta o produtor musical do Caprichoso, o músico Neil. Armstrong. Adiferença vai estar na progressão harmônica, que deixará o disco mais agradável, acrescenta o músico Paulinho Dú Sagrado que assina a produção do Garantido em parceria com o lavantador de toadas, David Assayag. Garantido e Caprichoso já estão em estúdio, e querem apresentar os novos discos no final do mês de janeiro. O objetivo principal é lançar as principais toadas no Carnaboi, de Manaus.
Caprichoso é meu Viver de Ademar Azevedo e André Seffair é a promessa do disco para enlouquecer a galera azulada. Ademar tem ainda mais três composições, o mesmo número que Ronaldo Barbosa. Na verdade, o Caprichoso não divulgou a lista das toadas classificadas. Durante coletiva que reuniu a imprensa,o presidente Carmona Oliveira destacou somente a lista dos compositores que tiveram as toadas selecionadas para o repertório do disco. Serão 16 toadas. A novidade mesmo é a presença de Tadeu Garcia, no grupo dos compositores de elite do azul. No Garantido, Garcia, pertencia a um grupo de compositores da ala radical e um dos mais fervorosos defensores das cores vermelha e branca.
No Garantido, as Cores da paixão, de Paulinho Dú Sagrado e César Moraes, aparece como o carro-chefe. A toada foi criada há cinco anos,em parceria com o César e foi feita para o grupo Carrapicho gravar. Pouco tempo mudamos para dar enfoque somente ao Garantido,diz Dú Sagrado. Coração de torcedor, de Adacildo Moraes é uma outra toada que promete arrebentar. No gênero Amazônia. A grande Maloca de Demetrius Haidos e Geandro Pantoja garante o enfoque sobre o tema que o boi vem pregando nos últimos festivais. O repertório traz 20 faixas.
Contudo, diferente dos outros anos, os rivais não irão ter no disco as toadas de desafio. Em 2005, Xô urubu e Pálido de medo, se confrontavam nas arquibancadas. Os poetas preferiram dedicar essa rivalidade demonstrando a paixão do torcedor pelo seu boi-bumbá. Coração de Torcedor, por exemplo, fala da emoção que é torcer na arquibancada do povão do Bumbodromo, para ver o Garantido entrar na arena. Enquanto que do outro lado o Caprichoso responde. Esse boi inspira poesia Fantasia com tanta magia. E essa galera canta. É vencer, é vencer Caprichoso é meu viver, aponta a toada de Azevedo e Seffair.
Neil Armstrong é produtor do disco do Caprichoso há seis anos. A experiência do levantador Arlindo Junior, há anos. A participando do processo de gravação do CD do bumbá azul, o credencia a assinar a direção musical. Paulindo Dú Sagrado e David Assayag assumiram o lugar de Fred Góes e Sidney Rezende, que estava há mais de dez anos assinando a produção do disco do vermelho e branco. Agora é esperar o nao novo chegar para conferir, desse vez mais cedo, as toadas dos a bumbás de Parintins.