Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbás preparam CDs

12/01/2006, Diário do Amazonas

Os bumbás de Parintins Caprichoso e Garantido já deram o primeiro passo na preparação do espetáculo deste ano de 2006. As duas agremiações começaram a gravar os seus CDs e, tão logo acabe o período carnavalesco, no final de fevereiro, os CDs devem estar entrando nas lojas para que o público comece a conhecer as armas de cada um para 2006. O Garantido começou a gravar o seu CD na última sexta-feira, no ABM Estúdios, localizado no conjunto Beija Flor, zona Norte. O disco terá 20 composições. Estamos fazendo um trabalho bastante criterioso para que o nosso CD não perca a linha e a qualidade dos anos anteriores, ressalta o produtor do álbum, Paulinho Du Sagrado.

Famoso pelas suas belas composições lançadas nos últimos anos pelo Garantido e até pelo Caprichoso, no ano de 2000, ele estréia na produção do CD oficial em parceria com o levantador de toadas Davi Assayag e está confiante em realizar um bom trabalho. Nossa produção será ousada, mas com os pés no chão. Até a primeira semana de fevereiro pretendemos terminar os trabalhos, avisa Du Sagrado.

Entre os compositores que marcam presença no CD oficial do Garantido de 2006, estão nomes conhecidos da nação Vermelha e Branca, como a dupla Demétrios Haidos e Geandro Pantoja, com cinco toadas, e o próprio Paulinho Du Sagrado, que emplacou duas de suas músicas no CD oficial. Largada na frente.

Se os músicos do Garantido ainda vão entrar em estúdio, os do Caprichoso saíram na frente e já estão a mais de uma semana preparando o CD oficial deste ano. O disco do boi azul terá, em princípio, dezessete composições. Entramos em estúdio há cerca de dez dias e pretendemos até o final deste mês colocar o CD nas lojas, diz o levantador oficial de toadas do Caprichoso, Arlindo Jr., que começa a colocar a voz nas toadas, a partir do dia 15.

Com uma bagagem de 17 anos sendo a voz principal do boi azul, Arlindo garante que as composições deste anos vão abranger a todos os segmentos do bumbá na arena. Temos toada para marujada, galera, rituais e lendas que vão empolgar nossa galera. Até agora nenhuma toada de desafio está nos planos do boi, mas a coisa pode mudar de figura, garante o Pop da Selva.

Entre os tradicionais compositores do boi azul como Ronaldo Barbosa, Ademar Azevedo, Silvio Camaleão, Ciro Cabral, Hugo Levy, Neil Armstrong, Maílson Mendes e Alceo Anselmo, a torcida vai ouvir também as composições dos novos compositores que tiveram suas canções aprovadas pela comissão que escolheu as toadas para este ano.

Os novatos são: André Seffair, Aluísio Cerdeira, Arlindo Jr, Cristiano Cordeiro, Franklin Moraes, Maurício Filho, Roberto Sales e Suammy Patrocínio. A diretoria do boi azul também destaca a volta do lendário compositor Chico da Silva, que é autor dos maiores sucessos recentes de ambos os bumbás de Parintins, como também a aquisição de peso do ex-compositor do boi Garantido, Tadeu Garcia.


Tadeu Garcia agora é Caprichoso

Um dos maiores e melhores poetas de todos os tempos do Boi Garantindo trocou de lado. Depois de emplacar várias canções de sucesso defendendo o boi da Baixa do São José, Tadeu Garcia teve duas composições aprovadas pelo boi azul. A Noite de Esplendor será a toada de abertura do Caprichoso neste ano. Já Índia Guerreira pode servir tanto para a cunhã-poranga como para outros itens femininos porta-estandarte e rainha do folclore.

O compositor afirma que não trocou de boi pelo lado financeiro, mas sim pelo fato de estar sendo submetido a um processo silencioso e radual de exclusão no Garantido, como diz a nota de esclarecimento que o compositor divulgou no site parintins.com, o maior portal da internet voltada para o Boi-Bumbá.

Isso não é uma coisa muito fácil de se falar, mas eu estava sendo excluídos dos planos do boi, assim como o Emerson Maia foi, lembra o compositor, citando o autor de Lamento de Raça, uma das mais conhecidas composições do estilo, e que há tempos não emplaca nenhuma canção nos CDs do boi vermelho e branco.

Outro motivo que o compositor alega para ter deixado o Boi Garantido foi o processo de seleção das toadas para 2006, que, segundo ele, sofria influências de vários membros da diretoria do Garantido, sem a transparência necessária para um processo como esse. Tomei uma atitude essencialmente profissional e, hoje, estou no Caprichoso. Entrei pela porta da frente, conhecendo as regras transparentemente. Não exigi privilégios e submeti meu trabalho ao julgamento em todas as fases. Encontrei um presidente franco que, quando fala do seu boi, é vibrante, diz a nota. A nota de esclarecimento do compositor está no site parintins.com.

Entre as composições mais famosas de Tadeu Garcia no Garantido, está a seqüência Evolução, que teve a primeira toada da série lançada em 95 e chegou até a 11º Evolução, lançada ano passado.

Por Keynes Breves