Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Feirão dos blocos vai abrir o Carnailha

16/01/2006, Jornal A Crítica

O Feirão dos Blocos que começa no dia 21, sábado, no Bumbódromo, abre oficialmente a festa de momo, em Parintins a 325 quilômetros de Manaus, segundo informa o presidente da Liga dos Blocos de Carnaval, Babá Tupynambá.

A festa que acontece todos os finais de semana, vai ainda escolher a Rainha do Carnailha 2006, dentre dez belas candidatas. Esse ano, o duelo das rainhas deve ficar entre a cunhã-poranga, Izabel Souza, do boi Caprichoso, que defende Os Ursos Polares e a rainha do Folclore, do Garantido Patrícia de Góes, que é a representante do bloco Os Metralhas, atual tricampeão da folia. O carnaval de Parintins já é o melhor do interior do Estado pela segurança, criatividade e a alegria do seu povo, destacou o presidente da Liga.

Durante o feirão, são montadas barracas na arena do Bumbódromo para a venda dos tururis. É quando o palco do boi-bumbá abre alas para o samba e o axé-music na Ilha do Folclore. Os blocos carnavalescos desfilam nos três dias carnaval. De acordo com a programação da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, o Domingo Gordo, é reservado para os grupos dos irreverentes, quando os homens usam trajes femininos,nos desfiles.

Rivalidade

Na segunda, 27, cinco blocos do grupo de acesso brigam pelo título. Entre os rivais estão os torcedores do Vasco da Gama e do Flamengo, que foram rebaixados no carnaval passado. Aqui, os times cariocas são representados pelos Rubro Negros e o Cruz de Malta.

As agremiações do grupo especial travam uma luta acirrada, na terça-feira, levando para a passarela um misto de escola de samba e dos blocos de Salvador. O desfile dos blocos acontece na rua Paraíba, na praça dos Bois, área do complexo Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, o Bumbódromo. A Prefeitura Municipal vai investir, na realização do evento, recursos da ordem de R$450 mil, fruto de convênio assinado com o Governodo Estado.

O dinheiro será empregado .na construção de arquibancadas, camarotes, palco para shows, barracas, ornamentação e aluguel de banheiros químicos para o local. O prefeito Bi Garcia deve se encontrar, durante esta semana, com os dirigentes de blocos carnavalescos para definir o valor da verba que será repassada às agremiações participantes do Carnailha 2006.