24/01/2006, Jornal A Crítica
Programe-se para viajar no meio do ano, porque as férias agora combinam com boi-bumbá. O 41° Festival Folclórico de Parintins a 325 quilômetros de Manaus será mesmo realizado nos dias 30 de junho, e 1 e 2 de julho, de 2006, conforme já haviam antecipado no fim de semana que passou artistas, dirigentes de bumbás e autoridades do município.
A decisão foi anunciada oficialmente ontem, na Ilha Tupinambarana, pelo prefeito municipal de Parintins, Bi Garcia PSDB e pelos presidentes dos bois, Vicente de Matos, do bumbá Garantido, e Carmona Oliveira, do boi Caprichoso, durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria Municipal de Cultura e turismo.
A divulgação da data foi teve um clima de expectativa. A reunião do prefeito com os diretores dos bumbás, por exemplo, durou mais de três horas e só depois veio o anúncio, pautado em um mesmo discurso: atrair novos investimentos e seduzir um maior público visando o crescimento da festa. O motivo é aumento do fluxo de turistas durante o festival. Será o período das férias em que as pessoas podem viajar para cá, argumentou o prefeito.
Polêmica
No ano passado, quando a organização do festival decidiu pela primeira vez mudar a data da festa, realizada há 40 anos sempre nos dias 28, 29 e 30 de junho, houve reação negativa por parte da população parintinense. Comerciantes chegaram a apontar que a festa sempre lhes rendia melhores resultados quando realizada em dias de semana. A alteração da data também encontrou a resistência de intelectuais que chegaram a protestar contra, a mudança.
O balanço da festa, porém, indicou o contrário. O festival registrou um grande movimento de visitantes e o comércio também registrou aumento nas vendas. A mudança de data está amparada pelo regulamento do concurso de bumbás, que reza sobre a realização da festa no último fim de semana de junho. E o dia 30 do calendário cai exatamente uma sexta-feira.
As partes assinaram um Termo de Acordo que versa sobre a oficialização das datas do festival, com validade até o ano de 2007. No ano que vem a disputa de Caprichoso e Garantido cairá nos dias 29, 30 de junho e 01 de julho. Vínhamos acumulando uma perda de público de 40% e com a mudança da data recuperamos esse prejuízo, no ano passado, com um salto significativo, acentuou Garcia. Segundo o prefeito, mais de nove mil turistas entraram na cidade, somente pelo aeroporto.
A possibilidade é de superarmos o ano passado e de acolher novos parceiros, disse o lider na da nação vermelha e branca, Vicente de Matos. Estamos confiante nesse crescimento, principalmente pela grandiosidade do espetáculo que iremos protagonizar. A expectativa é de que eles saiam daqui sempre com á vontade de querer voltar, no ano que vem, completa Carmona Oliveira, presidente da nação azulada. O acordo celebrado, em Parintins, tem o aval do Governo do Estado. O documento será encaminhado ao secretário da Cultura de Estado, Robério Braga.
Divulgação
Logo após o Carnaval, a Prefeitura Municipal de Parintins vai realizar o concurso de cartaz do 41° Festival Folclórico de Parintins, como vem ocorrendo quase 15 anos, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos.
A previsão é de que a escolha ocorra em março, obtendo o tempo necessário para a divulgação da nova data. O prefeito admitiu que somente um trabalho arrojado na propagação da saga dos bois, realizado no Bumbódromo, é que acontecerá o retorno de público esperado. Iremos divulgar essa decisão para as agências de viagens e reunir também com os representantes das companhias, enfatizou Bi Garcia. Vamos contar com apoio do Governo do Estado para dar conhecimento da nova data do festival, por meio da grande mídia, observou.