05/02/2006, Jonas Santos/A Crítica
A gravação dos CDs de toadas dos bois Garantido e Caprichoso está pronta. E o repertório traz músicas dedicadas de modo particular às galeras. Os discos estarão no mercado a partir da segunda quinzena deste mês.
O púbico já poderá conhecê-as no agito do Carnaboi, marcado para os dias 27 e 28 de fevereiro, no Sambódromo. São 20 mil cópias a tiragem inicial do CD Garantido e 30 mil, do Caprichoso, segundo informaram, os dirigentes das agremiações folclóricas.
No Garantido, o destaque é para a toada Coração de Torcedo, de César Moraes. A poesia fala da emoção de um torcedor apaixonado que vibra da galera pelo seu boi. Nesse mesmo estilo, seguem As Cores da Paixão, de Paulinho Du Sagrado e César Moraes, Sentimento Vermelho, Rafael Lacerda e Flávio Farias. O repertório do disco é de excelente qualidade e, o povo é que tem a sabedoriade escolher a melhor toada, analisa Paulinho Du Sagrado que fez parceria com David Assayag para dirigir a produção musical.
O Caprichoso abre o CD com a Estrela Azul, um medley de autoria de Alceo Anselmo, Mailzon Mendes, Hugo Levy e Neil Armstrong.
A composição começa com um verso puxado pelo amo do boi, Edílson Santana, e depois mostra a interação entre o apresentador Júnior Paulain, que chama a galera e somente depois Arlindo Junior levanta a toada.
Outro sucesso que o torcedor vai cantar muitas vezes será Caprichoso é meu viver, de André Seffair e Ademar Azevedo e ainda tem Noite de Esplendo, assinada pelo compositor Tadeu Garcia,que no ano passado deixou o Garantido.
São sete toadas feitas para a galera. O Caprichoso vem muito bem. Porque traz um disco diferente, aposta o apresentador do bumbás, Arlindo Junior, que também assina a direção musical. Caprichoso e Garantido não pouparam no repertório. O conjunto metodicamente deixa a mostra 20 cantigas, para cada lado.
Lançamento
Os presidentes Carmona Oliveira, do Caprichoso, e Vicente de Matos, do Garantido, anunciaram que a festa de lançamento dos CDs irão acontecer no mês de março. Sábado, o Garantido fez uma audição do novo disco para os torcedores no curral Lindolfo Monteverde. Na sexta-feira o Caprichoso começou a tocar as musicas nas emissoras de rádios, em Parintins. Tema deste ano é Amazônia, solo sagrado.