19/02/2006, Jornal A Crítica
A bela e sedutora Ilha Tupinambarana
Esqueça o barulho ensudecedor das ruas e avenidas de Manaus e pense na calmaria dos banzeiros, nas alvinha, que acabam de nascer. Pois é assim que o Município de Parintins espera seus visitantes, mesmo quando a folia do Momo tomar conta da Ilha Tupinambarana.
Apesar de o Carnailha ser pra lá de animado, é nos passeios de barco, lancha e visitas à Serra de Parintins que consiste o charme dessa cidade. A dica é curtir o Lago Macurany pela manhã, aproveitando o Sol que não dá trégua aos turistas. Na parte da tarde, a sugestão é bater perna pela avenida Beira-Rio e aproveitar o pôr-do-Sol no rio Amazonas. Ao final um tacacpa quentinho na banca da Dona Maria basta perguntar todos a conhecem por lá.
E como niguém é de ferro! Aproveite a noite para sentar numa das mesinha da avenida Amazonas, peça uma cerveja gelada ou um suco de cupuaçu e engate um bate papo descontraído. Se quiser, tomo fôlego e sai um num dos blocos, carnavalesco que animam a folia de Momo na cidade.
Só não volte sem fazer alguma coisa imperdíveis: o café da manhã no Mercado Municipal , com pão recheado com queijo de manteiga, e mingua e banana com tapioca; comer bodó no tucupi; de andar de triciclo; e de tomar o guaraná com açaí. Depois de tudo isso, volte pávulo Metido para Manaus, porque quem vai a Printins sempre retorna com uns quetais do povo de lá. Uma gente animada, contadora de causos e que sabe se divertir o ano inteiro.