20/02/2006, Jornal A Crítica
A folia toma conta da Ilha Tupinambarana. O Carnailha acontecerá nos dias 26, 27 e 28 com o desfile dos blocos na avenida Paraíba, na praça dos Bois, complexo do Bumbódromo. Um total de 20 blocos disputam o título, em três chaves.
No domingo, se apresentam os Senhores da Irreverência, homens que se fantasiam de mulher para alegrar a quadra momesca. Na segunda-feira, descem à passarela os blocos de acesso. Aqui, os torcedores do Vasco da Gama e do Flamengo, fazem um confronto particular. Na Terça-Feira Gorda, a disputa pega fogo entre mais cinco agremiações com destaques para Os Ursos Polares e Os Metralhas atual tetracampeão do Carnailha.
No sábado à noite, o clima da cidade borbulhou. Patrícia de Góes, do bloco Os Metralhas, que também é a rainha do Folclore do boi Garantido, foi eleita à rainha do Carnaval parintinense. A disputa aconteceu no Bumbódromo, durante o último Feirão dos Blocos, que reuniu belas cunhãs.
O secretário de Cultura e Turismo, Messias Cursino, informou, por meio da sua assessoria, que serão investidos no Carnaval, deste ano o montante de R$ 700 mil.
O Governo do Estado injetou na festa o aporte de R$ 450 mil, que foram destinados a Liga Independente dos Blocos Carnavalescos e a Prefeitura Municipal. O secretário de Cultura do Estado, Robério Braga, que esteve na cidade fazendo o repasse do dinheiro, alertou aos dirigentes das agremiações que não façam homenagens a políticos.
A Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que se use recursos públicos na promoção de políticos, advertiu Robério. No Carnailha, o bloco Cruz de Malta fará homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes e o Bad Boy dedica seu samba-enredo ao vereador Ray Cardoso, conhecido como Cabeça.
No domingo de Carnaval 26 desfilam, pela chave B, os blocos Piratas, Amor e Cana, Tapas e Beijos, As Tiazinhas, Os Hippies, Os Belezuras, Nos Somos o que vocês já sabem, Invasão, Chitara da Chapada e Os Papudinhos.
Já na Segunda-feira Gorda 27, desfilam os blocos da chave A acesso: Rubronegro, KAM, Bad Boy e Cruz de Malta. Na terça-feira, pelo grupo Especial, apresentam-se os Ursos Polares, Unidos do Itaúna, Karnavadios, Titãs, FAX e Os Metralhas. O campeão e o vice da chave A tem direito a disputar o grupo especial. Os dois últimos do grupo especial descem para o grupo de acesso.