01/03/2006, Jornal A Crítica
Com a realização sa sétima edição do Carnaboi no Sambódromo, na segundas e terça-feiras gordas de Carnaval, Manaus comprovou que tem um Carnaval sui generis, com características que só se encontram nessa margem do Rio Negro. Tanto assim que nosso Carnaval com boi-bumbá foi destaque na edição de terça do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, principais telejornais da Rede Globo de televisão.
E quem apostou que o manauense estava saturado de boi-bumbá, deu com os burros n´água. Nos dois dias de Carnaboi, mais de 200 mil pessoas foram ao sambódromo se divertir ao som das toadas de Garantido e Caprichoso.
Mais do que consolidado no calendário festivo da cidade, o Carnaboi também faz as vezes de abertura da temporada bovina na cidade, já que os ensaios dos bumbás em Manaus têm início logo após o Carnaval. O Bar do Boi Caprichoso inaugura no próximo dia 18 e o Curral do Garantido tem início no sábado seguinte, dia 25.
Mesmo aprovando e comparecendo maciçamente ao evento, boa parte do público solicita a volta dos trios elétricos ao evento. A estrutura adotada atualmente aboliu os trios e montou no Sambódromo dois palcos. Um para o Garantido, no início da passarela do Sambódromo, e outro para o Caprichoso, na ferradura.
A estrutura atual pressupõe que o folião vai para o Sambódromo assistir aos artistas de um só boi, já que, ao chegar ao local, o brincante tem que escolher o lado que vai ficar. E como os shows são simultâneos, fica difícil correr de um lado para o outro do sambódromo para prestigiar os artistas dos dois bois. Além disso, nem todo mundo é tão radical ao ponto de, por ser Caprichoso, não se permitir brincar ao som de toadas do Garantido, ou vice-versa.
O trio elétrico resolve todas essas questões, já que o mesmo artista se apresenta em toda a extensão do sambódromo, dando oportunidade aos brincantes de acompanhar os shows dos levantadores dos dois bumbás. No mais, o Carnaboi é a cara do manauense.