Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbódromo é transformado em Jerusalém

12/04/2006, Ag/Nativa Comunicações

O Bumbódromo de Parintins onde encenam os protagonistas da festa do boi bumbá no mês de junho, volta a ser palco do espetáculo religioso Paixão de Cristo. Os módulos que ocuparão a arena, recriando cenários que reproduzem os pontos principais da Via Crucis, em Jerusalém, já estão ganhando forma.

A caminhada que relembra a Via Crucis de Jesus Cristo até o Calvário será reproduzida pela primeira vez pela Associação dos Artistas Plásticos de Parintins, AAPP, num projeto orçado em R$ 50 mil. O presidente da AAPP, Rob Barbosa e uma equipe de 35 artistas trabalham na decoração dos módulos. Do profano que caracteriza a festa do boi-bumbá ao espetáculo de fé dos cristãos, artistas e figurinistas estão projetando em plena arena do Bumbódromo a Cidade Santa. Aos poucos o palco dos rituais e lendas amazônicas do Festival folclórico vai ganhando outro formato. Os teatrólogos de Parintins consideram o espetáculo, realizado há seis anos, como um dos maiores do interior do Estado.

Rob Barbosa destacou a valorização dos artistas plásticos que conseguiram aprovar o projeto da AAPP para decorar o cenário do espetáculo. Ele explicou que as mudanças na disposição dos módulos proporcionarão uma visão mais panorâmica da encenação. O sepulcro, o Gólgota ou calvário e o monte da ascensão de Cristo estarão numa posição frontal, ocupando o alto das cabines dos jurados e cadeiras especiais de Garantido e Caprichoso. No centro da arena está sendo construído o Jardim Getsêmani e o local onde ocorrerá a prisão do Nazareno. A tribuna de honra será palco de dois cenários, inicialmente a Santa Ceia e na seqüência, o ato que conduzirá os personagens aos debates no Palácio de Pilatos.


Serão 150 atores entre figurantes e personagens contracenando por cinco módulos.

Os ensaios para o espetáculo da Paixão de Cristo estão sendo dirigidos pelo coordenador de Cultura do Município, Rui Brito e por Chico Cardoso, presidente da Comissão de Artes do Garantido. A peça teatral terá 45 minutos de duração e reviverá os últimos dias de Jesus de Nazaré, antes da crucificação. O personagem Jesus Cristo, será representado pela primeira vez pelo ator Adnelson Pires, 23 anos, da Pastoral da Juventude, que já desempenhou o mesmo papel na ultima Via-Sacra realizada na Paróquia de São Sebastião do bairro Itaúna. Como atores coadjuvantes estarão a cineasta Concy Rodrigues, como Maria; Francenildo do Carmo, 24, da Paróquia de São Benedito no papel de Pôncio Pilatos; José Álvaro, 27 anos, da Pastoral da Juventude como Caifás; e José Abílio Gonçalves, 26 anos, representando o centurião.

O evento religioso está se tornando mais um atrativo turístico que chama a atenção de visitantes. Antes da festa que mobiliza o País com o ritmo cadenciado do boi de Parintins, a cidade vive um momento de sincretismo religioso, que se traduz em valores enraizados na tradição milenar da cultura cristã. Muitos aproveitam o feriadão para sair das grandes cidades e participar das celebrações religiosas no interior do Estado, e a Paixão de Cristo ganha dimensão em Parintins.