Definidos membros da marujada
13/05/2002, Jornal A Crítica
A Marujada de Guerra está pronta para o 37º Festival Folclórico de Parintins. A afirmação é do mestre da marujada, José Carlos Campos, o Zé Carlos, que informa que a lista com os nomes dos 50 ritmistas de Manaus que vão a Parintins já está completa. Não vou divulgar os nomes agora para não causar comodismo na marujada. Mas já sabemos quem vai compor o grupo este ano, disse.
Zé Carlos informou que o trabalho de “lapidação” dos ritmistas ficou mais fácil este ano por causa da inclusão da Marujada de Guerra no CD oficial 2002 do Caprichoso. “O disco terminou servindo como um guia para o grupo. Ou seja, os ritmistas escutam o CD em casa e vão para os ensaios só para aprimorar. Mesmo toques que eu pensava que seria difícil trabalhar, como o novo batuque do ritual, terminaram sendo bem assimilados pelos marujeiros e com uma rapidez impressionante”, comentou.
Em seu quarto ano no comando da Marujada de Guerra, Zé Carlos avalia que fez uma verdadeira revolução no grupo. Com muita luta consegui tirar aquelas pessoas que chamo de ‘dublê de ritmista’. Hoje, a marujada conta com verdadeiros músicos em seu staff. Ou seja, a marujada terá um pessoal novo e de qualidade por mais 40 anos, assegura.
Para evitar o imprevisto ocorrido no festival do ano passado, quando os componentes de Manaus chegaram em Parintins no dia 27, depois da ameaça de nem embarcar para a ilha, Zé Carlos fez uma exigência à diretoria. Logo após o festival, conversei com o presidente do Caprichoso, Dodozinho Carvalho, e pedi que ele providenciasse o embarque da marujada para o dia 24 de junho deste ano. Diante do compromisso assumido por ele, montei uma programação que inclui uma reunião geral no dia 25, ensaio da coreografia de entrada e repertório no dia 26 e passagem de som no Bumbódromo no dia 27, revelou.
No próximo dia 30, o grupo estará realizando a Festa da Marujada de Guerra, no Swing Show Clube. O evento contará com as apresentações de Arlindo Jr., Robson Jr., banda Caprichoso - que ensaia a marujada em Parintins - os itens oficiais do boi, o Grupo de Dança Movimentos (GDM) e a Força Azul e Branca (FAB). Os ingressos para a festa serão vendidos a preços populares. O dinheiro arrecadado será usado para ajudar a custear a viagem dos marujeiros de Manaus a Parintins.