27/04/2006, Loredana Kotinski / Jornal A Crítica
Disco - Festa de lançamento do CD Estou feliz vou te levar, do grupo Parintinense Canto da Mata, vai agitar o Bar do Boi amanhã a noite, no Sambodromo
Não é a única vez que David Assayag ensaia, até tenta, mas não canta no curral do Caprichoso. Foi no ano de 1994, quando ele era ainda o vocalista do Canto da Mata, que aconteceu o primeiro namoro sem final feliz dele com o Azul.
David estava preparado - aparamentado com roupa nova e sapatos brancos lustrados - para cantar as toadas do bumbá quando a turma do Vermelho chegou e levou o rapaz para soltar a voz em outro palco, lá pelos lados da Baixa do São José. Só foi visto à noite, cantando, mas já no curral contrário. Agora aconteceu de novo, desta vez em Manaus.
Estava tudo certo - ao menos foi assim que o Canto da Mata informou - para o rei David levantador oficial do Garantido fazer uma participação especial no lançamento do CD Estou feliz vou te levar, amanhã à noite, no Bar do Boi. Tamanha foi a surpresa quando o cantor avisou, no final da tarde de ontem, que teria compromisso em Parintins no sábado e deveria partir esta tarde rumo à Ilha Tupinambarana e aportar no curral do Garantido.
Como a festa não pode parar, o atual vocalista do Canto da Mata, Mailson Mendes, avisou: Vamos para o estúdio amanhã hoje de manhã, gravar com o David a música Canto da Mata II. E depois vamos exibir no telão no sábado à noite ele cantando e nós estaremos no palco interagindo com ele.
Show
A ausência de David Assayag é mais um capítulo nessa eterna rivalidade dos bumbás, mas não apaga o brilho do lançamento do disco do Canto da Mata. Entre as surpresas estão, por exemplo, a promessa da participação do levantador oficial de toadas do Caprichoso Arlindo Jr. no palco e a da cunhã-poranga do Azul, Isabel Souza. A bela sobe ao palco para retribuir a homenagem que o grupo fará a ela cantando a toada Pintada de Aldeia, uma espécie de tema para a mulher mais bonita da tribo Azul.
O disco
O CD levou três anos para ser produzido e foi gravado graças ao projeto Boi-bumbá meu ritmo, meu orgulho, dirigido pelo levantador oficial de toadas do Caprichoso Arlindo Jr. Estou feliz vou te levar - o quarto disco do grupo parintinense - traz 12 composições.
São toadas que retratam as raízes da música regional amazônica. E não podia ser diferente, já que fazem parte do Canto da Mata três dos mais importantes compositores do Azul: Alceo Anselmo, Mailson Mendes e Alex Pontes. Está no CD, por exemplo, a toada Pararará, que ganhou modificações na letra mas mantém o ritmo animado que conquistou o público. Difícil vai ser ficar parado!