27/04/2006, Diário do Amazonas
O Bar do Boi deste sábado é só festa! Primeiro porque o Movimento Marujada, associação responsável pelos ensaios oficiais do Caprichoso em Manaus está aniversariando. Em segundo lugar, porque o grupo Canto do Mata, um dos mais tradicionais do Touro Negro, está lançando seu CD.
Tudo começou em 1988 quando um grupo de parintinenses começou a se reunir num barzinho na Ica Maceió para ensaiar algumas das toadas que seriam executadas naquele ano na arena de Parintins. A idéia ganhou corpo e no ano seguinte surge o primeiro Bar do Boi, no Ministério da Agricultura.
Durante dois anos, a folia bovina aconteceu por lá. A festa ganhou proporção gigantesca e, no ano de 1991, foi transferida para a TVlândia, onde atingiu seu auge. "Foi quando o boi-bumbá invadiu as rádios, as casas noturnas, todos os lugares por onde a gente passava, tocava toada de boi", conta Mercinha Marinha, uma das fundadoras do
Movimento.
A Tvlândia foi palco do Bar do Boi até 1997. No ano seguinte, a transferência para o Sambódromo foi quase que obrigatória. "A Tvlândia não suportava mais a quantidade de pessoas que compareciam à festa – que nessa época começava à tarde. O trânsito na Djalma Batista ficava intrafegável", cntinuou Mercinha.
De lá para cá, a festa adquiriu outros contornos. Passou a ser realizada à noite e já dividiu espaço até com o contrário, em 2004. No momento, segundo a atual diretoria, o revezamento com o Curral do Garantido, alternando os sábados parece ter sido a solução ideal encontrada para o evento se manter um sucesso."Como tudo que alcança o auge, tivemos uma certa baixa de público em alguns períodos, em função de vários fatores. Hoje, recuperamos o fôlego e o público dos ensaios este ano tem sido surpreendente", afirma Raimundo Gato, o Cabeça, atual presidente do Movimento Marujada.
Para comemorar essa trajetória, o evento deste sábado pretende resgatar alguns personagens que fizeram parte da história do Bar do Boi, como antigos cantores e dançarinos, além de uma homenagem especial a membros já falecidos do Movimento. Mas Gato avisa: vai ser uma festa bem dançante. "Essa é a marca registrada do Bar do Boi. Nossa festa é um ensaio para Parintins – ensaio da Marujada de Guerra, das torcidas oficiais e das coreografias, comandadas pelo GDM (Grupo de Dança Movimento). Não nos preocupamos com alegorias ou espetáculo. Isso fica pra Parintins",
continuou.
De atrações, estão confirmadas as participações de Fabiano Neves, Prince do Boi, Klinger Araújo e Junior Paulain. Canto da Mata A segunda parte da noite vai ficar reservada para o show do grupo Canto da Mata, uma das bandas mais tradicionais do boi-bumbá Caprichoso. Formado por Mailzon Mendes e Alex Pontes, no vocal; Alceo Anselmo nos teclados; Geraldo Brasil, no violão e Pampa, no surdo, o Canto da Mata é responsável por alguns dos maiores sucessos comerciais do ritmo toada como "Ritmo Quente", "Alegria de Dançar", "Canto Envolvente", "Eldorado", entre
outros.
Para o show de sábado, eles prometem mesclar antigos sucessos com as novas oadas que já estão na boca da galera, como "Ritmo das Águas".
Quando – Sábado, 29/04, 21h
Onde? – Sambódromo
Ingressos – R$ 5,00
Mesas – R$ 60,00 (quatro lugares)
Informações – 3622 6855
Mônica Santaella