28/04/2006, Cláudia do Valle, jornal A crítica
O aniversário do Movimento Marujada e o Lançamento do CD do Canto da Mata são as atrações da noite
O boi de cor preta, que veste seus brincantes de azul e branco, movimenta o Sambódromo hoje, com festa dupla, para comemorar o aniversário de 18 anos do Movimento Marujada e para lançar o CD do grupo Canto da Mata. No palco, as outras atrações confirmadas são Fabiano Neves, Prince do Boi, Klinger Araújo e Júnior Paulain.
O grupo surgiu em 1988, no bar da Ica Macéio, na capital, quando um grupo de parintinenses se reunia para ensaiar algumas toadas que seriam apresentadas na disputa na Ilha Tupinambarana. A reunião foi crescendo tanto que no ano seguinte o encontro virou festa, o primeiro Bar do Boi, realizado no Ministério da Agricultura.
O lugar ficou pequeno para tanta gente e, em 1991, o bar passou a ser montado na TVlândia, na Djalma Batista, onde viveu seus anos de ouro. Na época o boi bumbá invadiu as rádios, as casas noturnas e caiu na preferência popular. O curral congestionou a principal avenida de Manaus até 1997, quando o Caprichoso mudou para o Sambódromo, por pura falta de espaço.
Boa fase
No Centro de Convenções, o Bar do Boi ficou só noturno e desde 2004 divide o ambiente com o contrário, em noites alternadas. Este ano, cada sábado é de um bumbá e a solução parece ter sido ideal para movimentar as torcidas e manter o evento como um sucesso.
Com o fôlego renovado e um público médio entre 8 mil e 10 mil pessoas, o Caprichoso comemora a boa fase de 2006 nos seus currais: As torcidas têm surpreendido, afirma o presidente do movimento, Raimundo Gato (ou Cabeça). E como toda festa de aniversário tem muita emoção entre os ingredientes, a agremiação vai fazer um resgate de personagens que escreveram a história do Bar do Boi, como cantores e dançarinos, além de muita dança.