Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins ganha reforço em segurança para o festival

28/04/2006, Jonas Santos

Chefe do Estado Maior da PM diz que grupo de 800 policiais militares deve começar a desembarcar no município a partir do dia 26 de junho.

Parintins, Am- Cerca de 800 homens da Polícia Militar irão reforçar a segurança em Parintins ( a 325 quilômetros ), durante a realização do 41º Festival Folclórico, que será realizado nos dias 30 de junho 1º e 2 de julho. O município também deixará de ter uma Companhia Independente para operar com o 11º Batalhão da PM. O efetivo permanente da cidade, que era de 150 policiais será ampliado para 300.

O reforço foi anunciado ontem, em Parintins, pelo chefe do Estado Maior da instituição, coronel Emiliano Freitas, durante a cerimônia de posse do major, Francisco Bérgson Pereira, que irá comandar o Batalhão. O comando está aguardando o governador assinar o decreto de criação que deverá ocorrer, no mês de maio. Não se trata mais um sonho, agora é uma realidade ,assegurou o oficial.

De acordo com o coronel Freitas, para completar o efetivo do Batalhão serão deslocados policiais que estão concluindo o curso no Centro de Formação e aperfeiçoamento de Praças ( CFAP ), em Manaus, e de outros Batalhões da capital.

A frota de veículos de duas e quatro rodas também será ampliada. Para o Featival Folclórico, além da parte operacional, estaremos trazendo a Parintins, o Canil.. São cães treinados que trabalharão no policiamento ostensivo e preventivo, como também no combate ao tráfico de drogas. Temos bons cães farejadores , garantiu o coronel.

O chefe do Estado Maior informou ainda que o policiamento estará em Parintins a partir do dia 26 de junho. O esquema de segurança, que visa manter a ordem e a tranquilidade dos turistas e moradores da cidade, durante o festival, será coordenado pelo tenente-coronel George Chaves, que é o comandadante da Força Especial Comunitária ( FEC ), em Manaus, a mais recente tropa criada pelo Comando Geral da PM.

Os policiais militares do Pelotão Fluvial estarão, juntamente à Capitania dos Portos, fiscalizando os barcos que irão ancorar na orla da ilha. No ano passado, a PM aprendeu motocicletas que eram transportadas nas embarcações para o município sem documentação.

Os barcos que viajavam conduzindo adolescentes desacompanhadas dos responsáveis ou sem a devida autorização do Juizado da Infância e da Juventude, também foram abordados pelo patrulhamento.