29/04/2006, Jonas Santos
Garantido promove uma das mais tradicionais festas de bumbá em Parintins: a Alvorada do Boi, evento que leva brincantes em cantoria pelas ruas da cidade
Parintins, Am- João Batista Monteverde, 63, é filho de mestre Lindolfo, criador do Garantido. Foi o amo do boi por mais de 30 anos e sua útima aparição aconteceu no Festival Folclórico de 1995. De lá para cá, o herdeiro do fundador, acompanha, comedidamente, os eventos tradicionais da brincadeira.
Mas hoje à noite, na Baixa do São José, em Parintins, na festa da Alvorada do boi que anuncia o primeiro ensaio do ano, ele estará na batucada. Ele foi convidado pela diretoria a puxar a animação dos torcedores, com os versos antológicos do bumbá, durante a caminhada.
Se for convidado eu irei com o maior prazer. Não gosto de ser saliente, mas vou , comenta João. Do pai , o ex-amo do boi, herdou um vozerão. Com tom grave na voz João Batista, era ele que levantava a toada e tirava os versos de desafio. E tudo isso era feito no gogó.
Tradição
Naquela época não havia essa festa grandiosa de hoje. nos íamos para a festa de arraial do padroeiro São José e, na madrugada, se juntava um grupo fantasiado com a camisa encarnada e mais os ritmistas que saíam com o boi para acordar a cidade ,lembra. A cidade era pequena, mas não tinha quem não acordasse ou abrisse as janelas da casa, para ver o Garantido , completa Antônio Monteverde, 72 , outro filho de Lindolfo Monteverde.
E qual era a toada que abria os festejos ?. Qualquer uma. O meu pai era muito criativo. Ele tirava toada na hora, comenta Antônio. Mas foi a cantiga Anuncie boi na cidade, que imortalizou o começo da brincadeira. Essa toada é minha, depois apareceram outros donos, declara João Batista.
Hoje, João toma conta da escola de Artes. Contratado como funcionário da Associação Folclórica, ele é o vigia do patrimônio. A escola vai ser dirigida pelo neto do fundador, Raimundo Monteverde, que também é diretor social.
A camisa vermelha e a calça branca já estão separadas. Hoje é a festa do Garantido. Sempre fomos assim criativos. Tinha que ter uma data certa para a festa, como a de hoje, comenta ele, animado.