Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Festa comemora maioridade

30/04/2006, Omar Gusmão/Especial para A Crítica

Com direito a lançamento de CD do Canto da Mata, representação manauense do boi Caprichoso celebrou seus 18 anos

O Movimento Marujada, representação manauense do boi-bumbá Caprichoso, completa hoje 18 anos. A festa de aniversário, entretanto, foi realizada no último sábado, durante a realização do Bar do Boi, no Centro de Convenções Sambódromo e teve direito a lançamento do quarto disco do grupo Canto da Mata, Estou feliz, vou te levar .

Quem abriu a noite de celebração do Movimento Marujada foi o Boi Brilhante, que foi seguido por Klinger Araújo. Durante a apresentação de Klinger, um grupo de 46 estudantes de intercâmbio de diversos países do mundo chegou ao Sambódromo e se posicionou em frente ao palco e ensaiar alguns passos de boi-bumbá.

Uma das estrangeiras que subiram ao palco, a australiana Alicia Dender,17, afirmou que a visita ao Bar do Boi era a melhor experiência dela no Brasil. Não sei nem como falar, disse a australiana que está morando em Santos.

Depois da apresentação de Klinger Araújo, foi a vez do cantor Fabiano Neves subir ao palco para fazer sua homenagem ao Movimento Marujada.

A comemoração em si, contudo, se deu durante a apresentação do apresentador oficial do bumbá azul e branco, Jr. Paulain. Foi durante seu show que todos os itens do boi subiram ao palco para prestar homenagem ao Movimento Marujada, que durante esses 18 anos chegou a ser o maior colaborador do boi Caprichoso. Parece que foi ontem. Nós começamos sem grandes pretensões, sem a menor idéia de que a semente que estavamos plantando iria tão longe , afirmou Sérgio Viana, Vice presidente do Caprichoso e sócio fundador do Movimento Marujada.

Depois de Jr. Paulain, foi a vez do grupo Canto da Mata, principal grupo musical do Touro Negro, fazer sua festa com o lançamento do CD Estou feliz,vou te levar. Um dos pontos altos da apresentação do Canto da Mata foi a participação do levantador oficial de toadas do Caprichoso, Arlindo Jr, que não vem se apresentando no Bar do Boi este ano. Não é de hoje que Arlindo e Canto da Mata têm história em comum.

O Canto da Mata já foi o grupo misical que acompanhava o levantador em todas as suas apresentações. Na época, eles eram anunciados como Arlindo Jr. e Canto da Mata.

Encerrando a noite, o cantor Prince do Boi fez a festa dos brincantes que permaneceram no Sambódromo até o final da festa.

Para Matar a Saudade

O Movimento Marujada foi fundado em 1998, quando um grupo de parintineense começou a se reunir num bar no Conjunto Paulo Nery, na Ica Maceió, para matar a saudade da Ilha Tupinambarana, cantando e dançando ao som de toadas.

A reunião acabou ganhando corpo e já em 1989, o Ministério da Agricultura cedeu espaço para a primeira sede do Bar do Boi Caprichoso.

Em pouco tempo, a sede do Ministério da Agricultura ficou pequena com o número de manauense que passaram a prestigiar o evento. Foi assim que, em 1991, o Bar do Boi se mudou para a TVLândia, onde permaneceu até 1997. Mas uma vez, a sede do Bar do Boi ficou pequena para comportar a verdadeira febre de boi-bumbá que tomou conta da cidade e o evento se mudou para o Sambódromo, onde permanece até hoje.