Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Aniversário 18 anos e lançamento CD Canto da Mata

01/05/2006, Bruno Padilha

Aniversário 18 anos e lançamento CD Canto da Mata

A galera azulada marcou presença para comemorar o aniversário de 18 anos do Movimento Marujada. O Boi-Bumbá Brilhante abriu à festa por volta das 21h cantando as novas e antigas toadas do boi Caprichoso. O show foi seguido pelo homem flauta, Klinger Araújo, mostrando toda a sua habilidade com o instrumento. A noite também teve a participação especial do apresentador oficial do Caprichoso, Jr Paulain, junto com a Marujada de Guerra, que foi o grande mestre de cerimônia do aniversário do Movimento Marujada.

O encerramento da festa ficou por conta do cantor Prince do boi.

O COMEÇO

O Movimento Marujada começou em 1998 quando um grupo parintinenses se reuniu num barzinho bi conjunto Paulo Nery, na Íca Maceió, para matar a saudade de Parintins, dançando e cantando algumas toadas que seriam executadas naquele ano no tablado de Parintins, pelo bumbá Caprichoso. A idéia ganhou corpo e no ano seguinte surge o primeiro Bar do Boi, no Ministério da Agricultura. Tinha um menbro do MM que era funcionário do Ministério da Agricultura, o Cacá, ele conseguiu que nós realizássemos os eventos na sede do Ministério, na Recife, conta o vice-presidente do Caprichoso e fundador do MM, Sérgio Viana.

Naquela época o grupo de parintinenses, que se reunia na Íca Maceió, uniu-se com a Ala Jovem do Caprichoso que era formado por Dodó Carvalho, Mercinha Marinho, Rogério de Jesus, entre outros.

A sede do Ministério da Agricultura ficou pequena, pois várias pessoas de Manaus começaram a prestigiar o evento. E no ano de 1991 o Bar do Boi mudou-se para o Caiçara Clube de Campo, a famosa TV Lândia, onde o evento ficou até o ano de 1997. Como a TV Lândia ficou pequena para receber o público do Bar do Boi, o evento começou a ser realizado no Centro de Convenções, o Sambódrmo. Nesta época, o evento do Touro Negro em Manaus, chegou a reunir, por sábado, mais de 25 mil pessoas.

Segundo um dos fundadores do Movimento Marujada, Rogério de Jesus, o MM, chegou a enviar por temporada, para Parintins, cerca de R$ 500 mil. O nosso objetivo era comprar os instrumentos da Marujada de Guerra, mas o dinheiro quase deu para patrocinar o boi todo, Do ano de 91 até 2001, nós, em média, enviávamos cerca de R$ 500 mil.

Hoje o Bar do Boi, consolidou-se com um dos maiores eventos semanais do Brasil e o Movimento Marujada, que o organiza, só tem a agradecer aos freqüentadores, que nestes 18 anos, são os principais responsáveis pelo o grande sucesso do evento.

LANÇAMENTO DO CD CANTO DA MATA.


O grupo Canto do Mata três anos para produzir o novo disco, que foi gravado pelo projeto Boi-bumbá meu ritmo, meu orgulho, lançou o disco com um super show.

O disco Estou feliz, vou te levar que é o quarto trabalho fonográfico do Canto da Mata, vem com 12 composições.

Segundo o tecladista Alceo Anselmo, o disco traz toadas que retratam as raízes da música regional amazônica. Entre os músicos do Canto da Mata, estão os três mais importantes compositores do Touro Negro, Alceo Anselmo, Mailson Mendes e Alex Pontes.