02/05/2006, Jonas Santos
Grupos começam a se reunir para organizar as apresentações artísticas do 41º festival folclórico da cidade de Parintins
Passado a ressaca das festas Alvorada do boi e o Ensaio no curral Zeca Xibelão do último fim de semana em Parintins a 325 quilômetros de Manaus, os bumbás Garantido e Caprichoso acertam a realização dos projetos de apresentação no bumbódromo.
A volta de Telo Pinto e de Fred Góes ao boi vermelho e do levantador de toadas Arlindo Junior ao boi azul, deu ânimo aos grupos folclóricos. Telo e Fred reintegraram-se à comissão de Artes do Garantido, e Arlindo Júnior, que passou uma temporada fora do Amazonas ver matéria no caderno Bem Viver, mergulha agora na formatação do projeto Amazônia, Solo Sagrado, desenvolvido pelos artistas do Caprichoso. Os adversários estão agora completos para uma disputa acirrada no 41º Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 30 de junho 1º e 02 de julho.
Na verdade o Telo e o Fred nunca estiveram fora. Eles são Garantido, doentes. Estão se reintegrando ao projeto de arena e passam a dividir as responsabilidades comigo, afirma o coordenador de Artes do bumbá, Chico Cardoso. Telo resistia em não compor a equipe depois que foi derrotado nas eleições para a presidência do bumbá, no começo deste ano.
O retorno de Fred Góes e de Telo Pinto ao Garantido será anunciado - e comemorado pelos simpatizantes do bumbá - no próximo sábado em Manaus, no sambódromo. Ambos têm participação marcante na condução do Garantido na preparação e apresentação do bumbá no bumbódromo, em Parintins.
O projeto de arena dos bumbás está avaliado em R$ 7 milhões. Caprichoso e Garantido mantiveram o mesmo quadro de artistas. A primeira fase do trabalho, que inclui a montagem das alegorias está concluída. Nos galpões, os artesãos soldam as ferragens e fortalecem as estruturas para a criação dos cenários, que serão montados na arena do bumbódromo.