04/05/2006, Jonas Santos
Caprichoso e Garantido aceitam regras do ano passado e empresa independente vai escolher jurados do festival folclórico.
Parintins,Am- O regulamento que vai vigorar no 41º, Festival Folclórico de Parintins será o mesmo do ano passado. Ficará nas mãos de nove jurados eleger o boi-bumbá campeão de 2006. Uma empresa de Auditoria Independente ficará encarregada de selecionar o conselho de julgadores, preparar a parte de logística que atenderá o grupo e indicar o presidente da comissão julgadora.
A decisão foi anunciada ontem pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia, que se reuniu na semana passada com os presidentes dos bumbás Caprichoso e Garantido, Carmona Oliveira e Vicente de Matos, respectivamente, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Não haverá alteração no regulamento. Isso já foi decidido pelos dois presidentes , assegurou o prefeito. O regulamento que estabelece às regras da disputa entre os contrários foi aprovado no ano passado e tem a validade de três anos. A partir de agora caberá ao Governo do Estado abrir o processo licitatório para contratar a empresa de auditoria, completa..
O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, informou que está marcando para os próximos dias um encontro, em Manaus, com os dirigentes dos bois, para tratar do assunto. Da parte da SEC também não há o que mudar no regulamento. Quanto à licitação teria ainda que conversar com os presidentes, diz Robério. Vicente de Matos e Carmona Oliveira confirmaram a intenção de manter o que foi acordado.
A escolha dos jurados, de acordo com o que estabelece ainda o Regulamento do Concurso de Bumbás , será feita mediante seleção e análise dos currículos de pessoas de renome nacional, com comprovada atuação nas manifestações folclóricas e culturais do País.