04/05/2006, Suelen Reis
Acontece toda a primeira sexta-feira do mês no centro da Manaus.
Todo sábado é dia de boi-bumbá em Manaus durante a realização das festas dos currais de Caprichoso e Garantido, apresentando coreografias e toadas de preparação ao Festival Folclórico de Parintins, em noites alternadas no Sambódromo. Mas quebrando a tradição, sexta-feira também será dia de brincar de boi, hoje, no centro, na rua Bernardo Ramos, a partir das 18h30, com o projeto Arte da Cidade, assinado pela Manaustur.
Acontecendo como prévia de comemoração do dia das Mães, o Arte na Cidade de hoje terá mais atrações, como o coral dos Aposentados da Caixa, sob a regência do maestro Élson Jhonson. No repertório, músicas clássicas e populares, incluindo Amazonas Moreno , Asa Branca , Carinhoso , Aquarela do Brasil e Ave Maria do Morro . Ainda na música, o programa tem show do cantor parintinense Pedrinho Ribeiro, com voz e violão.
Bumbá
A idéia do show de boi é promover um resgate das raízes da brincadeira folclórica, do folguedo popular, levando para a rua uma antiga tradição da cultura bovina: o desafio e o bailado corrido. A festa contará com as vozes dos cantores Fábio Casagrande e Prince do Boi.
O ritmo faz muito sucesso em Manaus, mas os jovens principalmente, desconhecem as origens da música, da sua cadência ao longo dos tempos, o que é bem diferente do que é apresentado hoje, tanto na capital quanto em Parintins, no Bumbódromo. A idéia é fazer um resgate de uma seleção das melhores toadas antigas e do tradicional dois-prá-lá, dois-prá-cá, ainda chamado de bailado corrido , diz Fábio. No repertório que defende o azul, estão A Contagem , Segunda Evolução , Ninguem Gosta mais desse boi do que eu , entre outras, para fazer alegria dos amantes das toadas, além de diversos momentos de interação com a platéia. Queremos cantar e dançar com a galera, completa
Apelidado de pitt bull do ritmo, Prince do Boi está animado para a apresentação de hoje, prometendo garra na defesa das toadas. Ele está pronto para o desafio com Casagrande, mas não esquece da rivalidade, convidando a torcida do vermelho a comparecer à rua Bernardo Ramos. O cantor aproveita a festa para divulgar seu mais recente CD.
Os artistas já apresentaram o mesmo show em outros dois Municípios do Amazonas, para ajudar a divulgar a cultura do boi em outras cidades do interior, fora das adjacências de Parintins. Nós juntamos para fazer esse trabalho porque precisamos fortalecer nossa música, comenta Casagrande, que em julho entra em estúdio para gravar o próximo CD.
Os últimos 30 minutos do show de uma hora e meia de duração serão dedicados às toadas do CD de 2006 do Festival de Parintins. Uma banda e bailarinos completam a montagem.