07/05/2006, Jony Clay Borges, Da equipe de A Crítica
Os ritmistas foram os grandes homenageados e levantaram o público na quarta noite de ensaios do Garantido este ano
Milhares de pessoas brincaram e dançaram ao som forte e contagiante dos batuques, cheque- cheques e outros instrumentos, tocados por 150 ritmistas, na quarta noite de ensaios do Garantido em Manaus, anteontem no Sambódromo. Intitulado Noite da Batucada , o evento foi dedicado aos músicos ritmistas do boi-bumbá, com participação especial dos integrantes do Comando Garantido e do Garantido Show. A festa reuniu um público de aproximadamente 10 mil pessoas, de acordo com os organizadores.
A noite foi também uma das mais alegres e emplogantes dos ensaios do Garantido deste ano,especialmente após os consecutivos feriados prolongados do mês passado. O grande destaque da festa, naturalmente, foi a homenagem à Batucada do bumbá, que não se fez de rogada e deu um show à parte.
A festa começou às 21h30, com uma série de cantores do Garantido revezando-se no palco: Leonardo Castelo, Itamar Benarrós, Carlos Batata, Fábio casagrande, Carlinhos do boi, Tony Medeiros e a banda Batucada. Os musicos fizeram três horas de apresentação, e o público acompanhava as toadas em massa no Sambódromo, comandados por dançarinos do bumbá no palco e no meio da pista.
O momento alto da noite chegou às 0h30. A Batucada fez uma entrada em grande estilo, saindo do meio da ferradura e seguindo pelo lado direito da pista. Abrindo as alas para os ritmistas, vinham à frente dançarinos com trajes indígenas e crianças e adolescentes do Comando Garantido. Os foliões mais animados acompanharam a procissão dos músicos até o palco rebaixado.
Alegria e Felicidade
No palco, os ritmistas foram saudados pelo boi vermelho e branco e pelo levantador de toadas do Garantido, David Assayag. A partir daí, a festa foi só comoção e alegria. Fogos de artifício iluminavam de vez quando as laterais do palco e surpreendendo o público. David começou a cantar um repertório de grandes toadas que faziam referência à Batucada, entre elas Coração de Batuqueiro - ao som da qual os músicos se deram os braços em uma coreografia cheia de orgulho.
É uma homenagem mais do que justa. A Batucada é o coraçãao do boi, como se costuma dizer, afirmou Jonedisson Ramos, mais conhecido como Baleinha, que divide o cargo de mestre do grupo de ritmistas com Clemilton Pinto, o Peara, durante a apresentação, os dois exultavam de emoção.
Mais tarde, durante sua apresentação, David Assyag entoou também diversas composições da safra de toadas do boi para este ano. A certa altura, ele fez uma homenagem à cantora Felicidade, que subiu ao palco e cantou ao lado do rei do boi vermelho e branco.
Às 2h30, David e a Batucada encerraram sua participação no ensaio, mas a festa prosseguiu ainda sob o comando do músico Ricardo Lyra e sua banda. Ao final, às 3h30 e, mais uma vez, O garantido realizara uma grande festa.