Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Caprichoso investe no social

08/05/2006, Ass. Impr. Boi Caprichoso: Joseane Araújo, Peta Cid e Aderaldo Reis

Um convênio de R$ 250 mil foi assinado pela Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso com o Governo do estado para a execução dos projetos sociais em Parintins. No boi Caprichoso os recursos serão aplicados na escola de Artes Irmão Miguel de Pascalle. A partir do convênio, o boi não precisará mais investir recursos do projeto de arena na área social. "Com a verba liberada pelo Governo, a Escolinha de Artes poderá caminhar com as próprias pernas", disse o presidente do Caprichoso, Carmona Oliveira.


Caprichoso e Governador Eduardo Braga

A Escola de Artes do Boi Caprichoso é um exemplo de projeto pioneiro da Fundação José Furtado Belém, que tem cumprido com o objetivo de atender crianças e adolescentes em oficinas de artes plásticas, cênicas, artesanais e de esportes, mantendo-os ocupados nas horas em que não estejam nas escolas de ensino fundamental. Ao mesmo tempo, o boi Caprichoso pretende preparar os artistas do futuro para a atividade turística mais explorada na cidade, que é a festa do boi-bumbá. "É o boi social", diz o presidente Carmona Oliveira.

A parceria com o Conselho de Desenvolvimento Humano só fortalece o projeto que iniciou em 1997, com apenas 50 crianças participando de oficinas de artes plásticas, dança e teatro. Em 98, o número aumentou para 500 participantes e em 2001, somou 800 alunos, entre crianças e adolescentes. Para 2006, o projeto pretende manter o mesmo número de 800 alunos matriculados.

O projeto do Caprichoso tem o caráter de inclusão social, qualificação e geração de renda. O boi demonstra a preocupação com o futuro, formando novos artistas e artesãos.

A presença hoje de um grande número de artistas parintinenses nas escolas de samba do eixo Rio - São Paulo demonstra o profissionalismo e a capacidade criativa que precisa ter continuidade.

O Caprichoso vai intensificar as oficinas de artesanato, música, dança, voltadas principalmente para inclusão de crianças e adolescentes das comunidades de baixa renda.

No sábado, o Caprichoso recebeu o Governador Eduardo Braga para formalizar com o governo do Estado, o convênio de R$ 250 mil destinado aos projetos sociais. O governador Eduardo Braga e a esposa Sandra Braga, foram recebidos com festa pela torcida azul e branca