Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Parintins sofre com enchente

11/05/2006, Jonas Santos/A Crítica

Nível do rio Amazonas ultrapassa cota de alerta, e o prefeito Bi Garcia decrata estado de emergência no município

Parintins, Am- O prefeito de parintins, Bi Garcia, decretou ontem estado de emergência no município em decorrência da enchente do rio Amazonas. A subida das águas inundou comunidades de várzea na área rural e bairros da sede. As águas ultrapassaram a cota de alerta, que é de 8,35 metros, e o rio está 12 centímetros acima do nível considerado normal.

Na semana passada, 12 localidades receberam socorro com adistribuição de alimentos. Não podemos mais esperar que a situação se agrave e ficar dependendo se a cheia será maior ou não, analisa Ney Augusto dos Santos, coordenador da Defesa Civil de Parintins.

Nos bairros da periferia, os moradores andam sobre pontes improvisadas. A situação mais dramática é a das famílias que residem no bairro Itaguatinga, na zona Centro Sul. A dona de casa Maria Martins de souza, 40, disse que espera que a Prefeitura faça a doação de madeira para a construção. Eu estou esperando por essa ajuda , comenta. As crianças também se deslocam para as escolas com dificuldade. Maria Martins mora há 13 anos no bairro, com sete filhos. O caçula tem cinco anos.

Na zona rural, a agricultura Raquel Mendonça,38, que mora na comunidade de Nazaré, na região Limão de baixo, telefonou para uma rádio da cidade em desespero. Ela fazia um apelo às autoridades para que auxiliassem as famílias dessa área. A cada chuvarada aumenta mais a inundação. O meu assoalho já está no fundo. Estamos esperando por socorro, diz a agricultora.

O coordenador da Defesa Civil informou que, na região do Limão, estão situadas as localidades mais atingidas pela cheia. Já estivemos lá e a situação realmente é ruim , atesta. Na área urbana, terá que ser adotada, segundo ele, uma estratégia para remover algumas famílias atingidas pelas cheias. Temos que estar prontos quando isso for necessário. Por isso que apresentamos ao prefeito a solicitação, a fim de que fosse decretado o estado de emergência , Ney Augusto.

O Serviço de Geologia do Brasil aponta que a enchente de 2006 está inserida entre as 20 maiores já registradas.

A régua fluviométrica de Parintins está instalada no porto da Cidade Garantido. Com a cheia, os barcos ancoram próximo a um posto de gasolina que fica nas imediações. Do outro lado da ilha, na lagoa da Francesa, a situação é semelhantes. As embarcações estão procurando abrigo próximo a lateral da rua.

Cadastro

A comissão de Defesa Civil de Parintins cadastrou as famílias que atingidas pela enchente. Na zona rural, são 33 comunidades que necessitam de socorro. Entre as atingidas estão Borralho, Espírito Santo, Paraná de Parintins e Catispera. Na sede do município, são sete bairros. As chuvas torrenciais têm aumentado o sofrimento da população com a cheia. Ontem, o dia foi novamente chuvoso. Parintins está situada no baixo Amazonas, na região de fronteira com o Pará. É o município que tem a maior população do interio do Estado, estimada em 109 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas IBGE .