Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Bumbás preparam alegorias

15/05/2006, Jonas Santos/A Crítica

Carros do Caprichoso devem ficar prontos em 15 de junho; no Garantido o trabalho deve terminar cinco dias depois

Parintins, Am- Se é para surpreender, o Caprichoso resolveu escancarar. Quem passa em frente ao galpão central pára para ver a dimensão das alegorias que estão sendo criadas pelos artistas. A grandiosidade vista de longe chega a 12 metros de altura. E tudo está sendo feito sem nenhum segredo, no meio da rua. Um trecho da rua barreirinha, no bairro João Ribeiro, está interditado para que os trabalhos de acabamento sejam concluídos. Não dava mais para comportar tudo lá dentro. Isso nunca aconteceu. E pelo jeito mais alegorias serão feitas do lado de fora , diz o artista Ozéas Bentes.

Na Baixa do São José, o Garantido mantém o mistério. Entre nós o segredo é fundamental. O Garntido se superou. O contrário pensa que agente vem de um jeito, mas a história é outra , afirma o artista Jair Mendes, que também é vice-presidente da Associação Folclórica.

Ozéas teve que trabalhar no meio da rua. Assim como ele, Jairzinho Mendes e Rossy Amoedo também passaram a executar os serviços na área externa. A artista avalia que as alegorias estão na altura padrão para um grande espetáculo. O Caprichoso vai surpreender o contrário. Temos esse ano um boi arrojado , confessa. Estamos unidos e trabalhando com dedicação. Aqui está saindo a concepção do boi campeão do festival , afirma Ozéas Bentes. Contudo, a chuva tem sido um problema para os andamento dos trabalhos. quando chove as alegorias são cobertas com lona e o trabalho é interrompido.

Jair Mendes conta que está fazendo apenas uma alegoria. É uma que vale por duas. Eu também tenho que atuar na diretoria para ajudar o presidente . justifica.

Gerações no Bumbá

Aos 63 anos, o mago das artes, em Parintins, diz que vai trabalhar por mais dois anos e deixará a responsabilidade para os filhos para manter a tradição da família. Eles estão prontos. Basta você ver o que o Jairzinho faz no Caprichoso e como o teco trabalha no Garantido, ressalta, Jair está há 32 anos trabalhando no Festival Folclórico. Quase tudo do que é apresentado hoje pelos bois, foi ele que criou. Eu estou confiante que seremos tri e a galera também. Na hora certa o Garantido saberá mostrar a cara. O Teco por exemplo, vai surpreender , comenta.

Se não há segredo para mostrar o que está sendo feito, no Caprichoso, o motivo aumenta ainda mais o suspense, Jairzinho Mendes, Rossy Amoedo e Ozéas Bentes juntos poderão desequilibrar a partida. Por trás dos gigantes que eles estão fabricando sairá o que o Caprichoso chama de mote. A palavra de ordem entre o grupo é fazer o diferencial na arena. O forte desse trio é ritual indígena e a encenação das lendas Amazônicas. No Garantido, o tema faz alusão ao tribal e a mãe natureza. Terra a grande maloca , é um slogan que agradou.

O projeto de arena do Caprichoso prevê que os trabalhos ficarão prontos no dia 15 de junho. Pelo movimento no galpão dá para perceber que um novo boi está sendo montado. O ato das três noites corresponde à temática da Amazônia. Em 2006, o touro negro vai explorar a dimensão do solo sagrado verde.

Se era para surpreender, o boi azul conseguiu, pelo menos antes da disputa final. Nos redutos dos bumbás não se fala em outra coisa, a não ser na rua que foi fechada. A gente passa aqui e fica animada. Percebemos que os artistas estão trabalhando pra valer. É assim que tem que ser. É assim que a galera do Caprichoso gosta , diz Ana Paula Barbosa, moradora do bairro São Vicente de Paulo.

Jair Mendes informa que o projeto desenvolvido pela comissão de Artes estará sendo entregue pelos artistas no dia 20 de junho. Os artistas do Garantido estão unidos. E o nosso boi unido é forte. Estamos bem adiantados, isso eu posso garantir . concluiu.