21/05/2006, Jonas Santos/A Crítica
Compositores se inspiram na torcida para criar os poemas que irão animá-las
Parintins, Am- Torcedores apaixonado pelo seu boi enfeita a casa do vermelho ou de azul, compra um carro da mesma cor, veste a melhor camisa que tiver e chega cedo ao bumbódromo para torcer. E mais, se emociona e chora inexplicavelmente. Inspirador nesse comportamento, os compositores, os compositores César Moraes, do boi Garantido, e Ademar Azevedo, parceiro de André Seffair, do Caprichoso, dedicaram seus poemas às galeras. As toadas Coração de torcedor e Caprichoso é meu viver cairam na graça do popular e são as preferidas dos currais.
Eu estava no bumbódromo quando vi a galera do Garantido. Eu me arrepiei e disse: está será a minha toada. E ela saiu, relata Moraes. A motivação para compor toadas partiu do tio dele, Chico da Silva, poeta por excelência, que chegou a emplacar suas músicas nos discos de Garantido e Caprichoso, em um único ano. Chico deu essa sugestão ao ouvir uma núsica que compus para o CD dele, lembra.
César Moraes está no boi do São José há quatro anos, mas foi o Caprichoso que o revelou. Eu sempre fui Garantido. Nunca tive oportunidade de compor no meu boi. Em, casa eu e meu pai somos do vermelho, diz. O próprio Chico já apontou Moraes como o seu sucessor na função.
Ademar Azevedo veio do boi contrário e se deu bem no curral do Caprichoso. Eu sou azul. Respeito o Garantido, mas o Caprichoso me acolheu como família , ressalta. Ademar está no reduto azul desde o ano 2000. Ele disse que a galera se supera pelo amor ao boi da estrela, o que o levou a exaltar o refrão Caprichoso é meu viver. É uma galera que não se abate, é persistente. Esta é a marca do verdadeiro torcedor, que ama a sua agremiação até debaixo d´agua, acentua. Antes, o compositor dedicava se a criar toada para o boi evoluir. Sou um profundo admirador dessa torcida , completa.
Quando essas duas toadas são executadas nos currais, o público entra em euforia. A toada em desafio deu vez ao amor verdadeiro de cada torcedor ou simpatizante do boi de pano. Dentre tantas toadas do repertório, num total de 20 para cada lado, a galera espontaneamente se agita. Quem não sabe dançar boi tenta até ensaiar alguns passos quando o levantador solta o gogó. Certamente Coração de torcedor e Caprichoso é meu viver vão embalar ainda mais até a hora de o Festival Folclórico de Parintins chegar.