Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

A troupe azul será Cia

21/05/2006, Jonas Santos/A Crítica

Transformação- o boi Caprichoso ganhará Companhia Profissional de Dança e vai mudar o atual nome para um título mais regional para o grupo

Parintins, Am- A troupe do boi Caprichoso será transformada em Companhia Profissional de Dança. O nome troupe também vai mudar. A diretoria da Associação Folclórica pensa em um título mais regional. A idéia parte para uma Dança do Norte, mas que está sendo desenhada ainda pelo Conselho de Artes. Estamos discutindo essa proposta. O grupo hoje está amadurecido e a nova diretoria aposta nesse novo momento, comenta o coordenador geral de coreografias do boi azul, Jair Almeida.

O grupo dividi-se em animar os shows nos currais e a puxar as evoluções cênicas do Caprichoso na arena do Bumbódromo. Como formatar a dinâmica na apresentação requer ensaios dobrados, esses ensaios acontecem diariamente na sede social do boi. Participamos dos eventos turísticos do boi, dos ensaios e dos shows. Nos reunimos todos os dias, aos finais da tarde, para aperfeiçoar o tabalho , assinala Almeida.

Participar do grupo de dança é desenvolver toda uma disciplina e aprimorar a dramatização de um espetáculo , atesta Marcelo Xavier, um dos dançarinos. Além de Jair, Marcos Falcão, Erick Beltrão e Mônica Souza coordenam a equipe.

Referência

A troupe foi criada em 2000, e desde então passou a ser referência dentre os segmentos do boi. O Grupo possui hoje 32 dançarinos. São rapazes e moças que dedicam-se a aperfeiçoar os passos da concepção artística. Primeiro a diretoria anuncia as novas toadas, depoi por mais um mês, os coordenadores de coreográfias criam os movimentos sincronizados. Crianças e adolescentes também recebem instruções na formação da troupe mirim e infantil.

Os dançarinos selecionados para integrar a troupe passam ainda por uma avaliação, dos coordenadores e do conselho de Artes. Jair aposta em um formato inovador com dança folclórica e cênica corporal. Estamos apostando muito nessa Companhia. O nosso grupo é seleto e está pronto para qualquer apresentação, dentro e fora do país. Esse projeto só vem a reforçar o trabalho que vem sendo feito, ao longo dos anos , completa.