Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Garantido e Caprichoso medem força

28/05/2006, Jonas Santos/A Crítica

A cidade ficou literalmente dividida na noite de sábado. As galeras de Garantido e Caprichoso decidiram medir forças, lotando os currais Lindolfo Monteverde e Zeca Xibelão, respectivamente. O cabo de guerra foi puxado pelos irmãos Israel Garantido e Junior Paulain Caprichoso, apresentadores oficiais dos bumbás de Parintins a 325 quilômetros de Manaus.

Como mestres de cerimônia, eles levantaram o público com as toadas que homenageiam os torcedores. As festas, marcadas para o mesmo dia, serviram para atiçar ainda mais a rivalidade secular existente entre os grupos antagônicos. Esse avivamento ocorre quando falta apenas um mês para a realização do 41º Festival Folclórico de Parintins, marcado para os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho.

Os dias que precederam os shows foram marcados por provocações entre as partes. Vai ser preciso que usem bota sete léguas. Lá está indo tudo ao fundo, provocou o diretor de galpão, Zezinho Cardoso, referindo-se a enchente do rio Amazonas, em que as águas ameaçam invadir a Cidade Garantido.

Estamos trocando dois ingressos do contrário por um do Garantido, respondeu o coordenador de eventos, Werner Cardoso. A incitação diz respeito aos últimos eventos promovidos pelo Caprichoso, que não teriam rendido o esperado pela diretoria.

A festa do Caprichoso foi organizada pelos artistas de ponta do boi. Estamos dando a arrancada em busca do título, disse o artista Karú Carvalho. Essa festa foi feita para a torcida. Lá no galpão o trabalho está acelerado. Estamos fazendo a nossa parte e queremos que a galera faça a dela.

No Garantido, o levantador de toadas David Assayag deixou o seu recado. O rei estava naqueles dias em que o artista só para de cantar quando falta a voz. O tema de 2006, Terra, a grande maloca, foi a toada da pegada na voz açucarada do cantor. Quando a galera do Garantido está com esse pique, não tem quem segure a gente, comenta.