Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Aventureiros vão ao festival

30/05/2006, Jonas Santos/A Crítica

Comboio de motoqueiros e jipeiros do Pará enfrenta 286 quilômetros de estrada para participar da festa folclórica

Um comboio de aventureiros descobriu um meio de chegar a Parintins via estrada, para passar os três dias do Festival Folclórico. Os 140 integrantes do jeep Club do Tapajós irão se deslocar de Santarém, no Estado do Pará, no dia 29 de junho, percorrer 286 quilômetros e enfrentar todos os perigos iminentes da floresta amazônica até chegar a Ilha Tupinambarana.

A aventura, batizada de Expedição 4x4 Parintins , levará nesse trajeto um tempo de aproximadamente 13 horas. Nesta viagem, a caravana reúne jipeiros também de Belém e dos Estados do Mato Grosso, Maranhão e do Piauí.

Ontem, o grupo chegou até Parintins com missão de percorrer o mesmo traçado aberto na floresta densa. Nós viemos na frente com um grupo de motocross. A primeira providência será contratar alguns colonos da beira da estrada para nos ajudar a abrir uma trilha na mata , informa o diretor do Jeep clube do Tapajós, Rodson Nogueira, 41.

Rodson diz que este é o terceiro ano em que a expedição virá a Parintins. Eu vim conversar com prefeito para uma parceria. Queremos que ele ajude a abrir a estrada. Quando isso ocorrer mais pessoas irão querer visitar Parintins , completa, justificando a viabilidade da parceria.

A expedição do Tapajós deixará Santarém no dia 29 de junho, durante a madrugada. Duas balsas transportarão os carros até a comunidade rural de Ará Ipixuna, que fica bem em frente à cidade de Juruti, ainda no Estado vizinho. Rodson informa que o caminho mais difícil fica nesse trecho, entre Juruti e a Vila Amazônia, já no Município de Parintins.

Dez quilômetros a serem percorridos pelos aventureiros são de mata fechada. Dois batedores de motocicleta seguem à frente e outros dois ficam atrás do comboio para não deixar ninguém se perder. Os ramais são de difícil acesso. Viajamos com motoserras para abrir os caminhos , relata o coordenador da expedição.

O diretor do jeep Club diz que os Governos do Amazonas e do Pará deveriam investir na construção de uma estrada que ligasse Santarém a Parintins. Muitos ainda acham que só se chega a Parintins de avião ou de barco. Quando essa estrada de fato sair do papel, mais turistas virão conhecer a festa , avalia.