Crianças brincam no Bar do Boi
24/05/2002, Jornal A Crítica
A partir das 19h de hoje, o Sambódromo será das crianças. Antes da realização do Bar do Boi, o Movimento Marujada organizará a quinta edição do Bar do Boizinho. O evento é direcionado aos pequenos torcedores do Caprichoso e do Garantido, que poderão brincar de boi à vontade, e ainda receberão agrados como picolé e pipoca.
De acordo com a coordenadora da festa, Solange Jucá, cerca de 40 crianças participaram do ensaio para apresentar o boizinho na arena. Elas farão o papel de cunhã-poranga, porta-estandarte, marujada de guerra e todos os outros itens do festival. Este ano, a brincadeira será no chão, da mesma forma como é feita no Bumbódromo de Parintins, explica.
Solange comenta que, a cada ano, o número de crianças interessadas na brincadeira aumenta. Segundo ela, a organização do evento já está ficando complicada. Apesar de serem crianças, elas sabem que só existe uma cunhã-poranga e uma sinhazinha da fazenda, por exemplo. Estamos com dificuldade de explicar a elas por que na festa terá mais de uma criança representando um item que é individual, diz a coordenadora, informando que este ano a brincadeira terá dez sinhazinhas da fazenda.
Mesmo quem não participou do ensaio poderá brincar no Bar do Boizinho. Solange afirma que as crianças que forem vestidas de índio serão colocadas nas tribos e as que forem com roupas normais poderão brincar na galera ou no grupo de dançarinos. Queremos que todos participem e se divirtam, pois os pequenos têm apenas este dia para brincar de boi, ressalta.
Para apresentar a encenação, o Movimento Marujada trouxe de Parintins o jovem Júnior Paulain, que está sendo preparado por Arlindo Jr. para ser o próximo apresentador oficial do Caprichoso. Para quem não conhece, Júnior Paulain é o rapaz que agita a galera azul e branca no Bumbódromo antes das apresentações do bumbá. Também é ele quem anuncia a entrada de Arlindo na arena.
Logo após o Bar do Boizinho, o Movimento Marujada realiza no Sambódromo a Noite do Boi de Lata. A idéia é incentivar o público a levar uma lata de conserva para mexer com a galera do contrário. No final da noite, o alimento será recolhido para ser doado a instituições de caridade.
A noite começa com a apresentação de Fabiano e banda, e segue com os shows de Renato Freitas, Robson Jr., Canto da Mata e Arlindo Jr. Os ingressos para o evento são vendidos na bilheteria do local ao preço único de R$ 5. As mesas para quatro pessoas custam R$ 20.