06/06/2006, Peta Cid, direto de Parintins
Parintins AM - Um número estimado em quinze mil pessoas acomodadas com segurança e atendendo as normas da legislação vigente, seria o limite máximo da lotação do Bumbódromo de Parintins. Os dados foram antecipados em vistoria prévia realizada pelo Corpo de Bombeiros, mas só deverão ser oficiados pelo Comando Geral da Corporação que está recebendo esta semana um relatório do levantamento que menciona a capacidade máxima de pessoas nos setores de arquibancadas, camarotes, tribuna de honra, cadeiras numeradas e na geral.
Em reforma para o 41º Festival Folclórico de Parintins, o Bumbódromo passou por uma vistoria técnica. O comandante do Corpo de Bombeiros de Parintins, sargento BM Wilson Silva, confirma que a perícia foi feita de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, que estabelece o número de pessoas por metro quadrado ou metro linear. Ele explicou que o levantamento dos espaços em todas as dependências seguiu a norma técnica de lotação de público, que define quatro pessoas por metro quadrado. De acordo com o sargento, foi respeitada a liberdade de movimento que evita a superlotação. Observando todas as normas, estimamos uma lotação de até 15 mil pessoas com segurança. Porém, se for no bolo, cabe até 100 mil, argumentou, completando que no lugar de uma pessoa devidamente acomodada, cabem pelo menos três em pé, uma superlotação que não é recomendada. A vistoria levou em consideração todas as áreas de acesso e escadas que devem estar livres para atender a imprevistos que possam sugerir uma evacuação.
O laudo encaminhado ao Comando do Corpo de Bombeiros em Manaus atende a uma solicitação encaminhada pela Procuradoria Geral do Ministério Público, que tem contribuído nas discussões sobre a segurança do Festival Folclórico. É a primeira vez que os órgãos que atuam com segurança pública e fiscalização, estão empenhados em estabelecer um controle mais rigoroso da lotação do Bumbódromo.
O sargento Wilson adianta que a forma como vai ocorrer o controle e o monitoramento das pessoas no Bumbódromo, deve passar por discussão com agremiações folclóricas. Além da vistoria do espaço físico, os Bombeiros recomendaram que seja feito reparo geral no sistema de hidrantes. Os responsáveis pela organização e segurança do Festival e Secretaria de Infra-Estrutura do Governo devem receber o relatório para as adequações.