06/06/2006, Jonas Santos/A Crítica
No mês de junho, a Ilha Tupinambarana ferve, literalmente. Nas ruas da orla da cidade, corpos suados não deixam a temperatura cair. Ao som frenético das toadas, os foliões dos bois, ainda encontram fôlego para também agitar a noite no Bumbódromo, e durante a madrugada nas praças.
Este ano, para aliviar os 40% de Parintins, o visitante poderá se refrescar no balneário público da cidade, que fica na comunidade do Aninga, há dez quilômetros, do Centro. Logo após as apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, na arena, a opção será a nova praça de alimentação, que vai funcionar nos próximos dias, na avenida Amazonas, em frente à praça da Catedral.
O balneário é um complexo de esporte e lazer, batizado de Cantagalo. No local funcionam ainda quadras de esportes, um bosque, um ambiente com bar e restaurante, e som ao vivo. O local opera todos os dias. Virou um refúgio a noite, para quem quer namorar.
Praça de alimentação
Até o dia 20 de junho, a Prefeitura de Parintins espera inaugurar a nova praça de alimentação. As instalações vão atender os notívagos com lanchonetes, bares e um restaurante. É para onde todos vão jogar conversa fora, azarar as cunhãs e os belos do boi, saborear uma cerveja gelada e julgar qual dos bumbás esteve melhor, na noite anterior.
A avenida Amazonas, ou a broadway, como os pávulos parintinenses benzeram o espaço público - na cidade só tem artista e não daria para compor um filme, porque ninguém quer ser o bandido - vai ficar ainda mais aconchegante. A badalação vai até o raiar do dia. E tudo acontece no entorno da imponente Catedral, da padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo, cujo prédio está sendo revitalizado também pelo Governo do Estado.