Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Tudo pronto para o festival

07/06/2006, Cristiane Silveira

Começa amanhã o 50º Festival Folclórico do Amazonas, que será realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, antiga Bola da Suframa, Zona Sul, e vai até o dia 2 de julho. Ao todo, são mais de 170 grupos folclóricos participando do evento que promete reunir de 20 a 30 mil pessoas diariamente.

Este ano, o festival traz algumas inovações, como mesas e cadeiras na arena para melhor visualização das danças folclóricas; área reservada para as pessoas com algum tipo de deficiência, além de uma barraca específica para o setor de patrimônio cultural e material - músicas e comidas típicas da época e ainda brincadeiras de adivinhações por conta do conhecido santo casamenteiro Santo Antônio.

De acordo com o secretário de Estado da Cultura SEC, Robério Braga, foi uma grande conquista para o festival ter um espaço específico para as apresentações. Essa festa era muito dispersa pela cidade. Por isso, durante anos perdeu um pouco a identidade. Hoje, temos um espaço que garante qualidade tanto para os brincantes, quanto para o público que vem prestigiar o evento, ressalta ele, acrescentando que a lógica de organização do festival foi modificada para uma melhor interação entre artista e platéia.

Segurança e transporte

O Instituto Municipal de Trânsito Imtrans irá isolar cantos de ruas para obrigar o público a atravessar a via na faixa de pedestre. Os vendedores ambulantes não poderão vender comidas em espetos, e também serão orientados a não se instalarem nas calçadas. Já as barracas localizadas dentro do centro cultural, por meio das associações dos grupos folclóricos, também não poderão vender bebidas em garrafas, nem produzir alimentos no local ou comercializar maionese; uma forma de melhorar a qualidade dos serviços.O transporte coletivo será adaptado aos dias e aos horários das apresentações.

Organização

São mais de 2 mil pessoas trabalhando para fazer o festival acontecer, desde Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Juizado da Infância, Instituto Municipal de Transportes Urbanos Imtu, Imtrans, Manaus Energia, secretarias municipais de Limpeza Pública, de Saúde, de Mercados e Feiras e secretarias estaduais de Saúde e de Comunicação.