07/06/2006, Diário do Amazonas
O ritmo que ecoa em Parintins, município que fica a 320 quilômetros em linha reta de Manaus, e encanta milhares de turistas que fazem uma verdadeira peregrinação pelo rio Amazonas para conhecer o Festival todos os anos, começa contagiar também os principais veículos de comunicação da região Sudeste do País.
A primeira equipe jornalística a pisar na Ilha Tupinambarana, foi a do Fantástico, da Rede Globo no mês de abril, que foi recepcionada por 40 mil pessoas no Bumbódromo, onde os bois Caprichoso e Garantido fizeram um ensaio especial para a gravação de um programa que a emissora pretende transmitir ainda este mês.
Ontem, a Agência Folha Press, uma das principais agência de notícia da América Latina, enviou para seus assinantes uma matéria explicando o que é a festa de Parintins.
A matéria, assinada pela jornalista Adriana Macedo, enfoca o amor e orgulho que o povo parintinense tem pelos bumbás. Em Parintins, ou você é Garantido ou é Caprichoso. E essa paixão se mostra na fachada das casas, nas roupas, nos carros. A cor vermelha define o time do Garantido, enquanto os seguidores do Caprichoso se identificam com a cor azul, descreve a matéria.
A jornalista também conta um pouco da rivalidade dos bumbás que começou no ano de 1966 e finaliza destacando o tema que cada bumbá vai defender este ano. Terra: a Grande Maloca, Garantido e, Amazônia Solo Sagrado, Caprichoso.
A festa de Parintins também será destaque do programa Raul Gil ás 15 horas, no horário local, do próximo domingo que é transmitido em Manaus pela TV Rio Negro, canal 13. Os bois encantaram o apresentador que, na ocasião, disse que é muito difícil escolher o boi, e que os jurados que avaliam o Festival terão muita dor de cabeça para julgar os bumbás.
A participação dos bumbás no programa da Band mostra mais uma vez o interesse que a emissora tem em transmitir o Festival de Parintins. No ano passado houve até um início de uma negociação, mas não foi para frente. A equipe de produção do programa Raul Gil, afirmou que vai enviar uma equipe a Manaus e a Parintins para gravar cenas da festa.
Os presidentes Carmona Oliveira, do Caprichoso e, Vicente de Matos, do Garantido, disseram que esta divulgação é muito importante não só para o Festival, mas como para o município. A nossa festa é mais conhecida no exterior do que no Brasil. Falo isso porque o número de transatlânticos que aportam em Parintins durante o ano todo é muito grande. Mas com essa divulgação no Sul e no Sudeste do Brasil, mais turistas brasileiros vão se interessar pela nossa festa, disse o presidente do Garantido, Vicente de Matos.
Já o presidente do Caprichoso diz que a festa começa a ganhar dimensões imensuráveis. A festa só era de Parintins, depois o Amazonas a conheceu e tornou-se amazônida, agora o Brasil começa a reconhecer o valor que tem o Festival. Isso é fruto do talento dos nossos artistas que sem intenção, divulgam o Festival quando estão trabalhando nas escolas de samba do Rio e de São Paulo, completou Carmona.