09/06/2006, Cláudia do Valle, jornal A crítica
No Brasil pouco se fala de outra coisa senão Copa do Mundo e Seleção. Mas em Parintins, a 325 quilômetros de Manaus, a conversa muda de rumo e segue o ritmo de outra jogada, o dois prá-lá, dois prá-cá do boi bumbá. E hoje não se fala de outra coisa, a não ser Caprichoso, no Sambódromo, a partir das 21h, na última edição do Bar do Boi de 2006.
Os shows em clima de despedida ficam com Júnior Paulain apresentador oficial, Edílson Santana Amo do Boi, Klinger Araújo, Fabiano Neves, Canto da Mata e Renato Freitas, acompanhados pela Marujada de Guerra, Grupo de Dança Movimentos GDM e as torcidas oficiais Força, Azul e Branca FAB e Força, Bravura e Inspiração FBI.
Juntos
A próxima festa será do contrário e no dia 24 as agremiações misturam suas cores, azul e vermelha, para fazer a despedida dos currais na capital, rumo à outra disputa, na Ilha, do 41º Festival Folclórico. O último Bar do Boi da temporada terá como tema Amazônia, Solo Sagrado, o grande enredo de 2006 do bumbá para o confronto nos três dias, no Bumbódromo.
Pequenos
Mas antes da noite cair, os cantores Renato Freitas e Fabiano Neves comandam as toadas, no Sambódromo, às 18h, a 8ª edição do tradicional Bar do Boizinho, que reúne os pequenos para brincar no ritmo do bumbá da paixão. A entrada é gratuita, com venda de mesas a R$ 20 3622-6855.
O Boizinho ajuda a difundir a festa folclórica e incentivar a garotada a conhecer de perto a cultura do boi-bumbá. Crianças de 1 anos a 13 anos participam do espetáculo, representando todos os itens oficiais do Caprichoso. Este ano, a organização da festa recebeu um número recorde de inscrições, com 110 crianças, sendo 65 só na Marujadinha de Guerra. O cardápio do evento incluí distribuição de pipocas e picolés para os brincantes.