Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Abertura do festival é adiada em um dia

09/06/2006, Jonas Santos/A Crítica

A abertura do 41º, Festival Folclórico de Parintins será no dia 21 de junho. O início do evento estava previsto para o dia 20, mas com a desistência dos cordões de pássaros, a data teve de ser redefinida. A decisão foi tomada ontem, em uma reunião na sede da Secretária de Cultura e Turismo Semact .

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Messias Cursino, chamou para o encontro representantes de orgãos e setores do município, que trabalham diretamente na organização do evento, além dos responsáveis pelos grupos folclóricos. Estamos definindo detalhes que faltavam para a funcionalidade da festa, explicou

O festival começa com as apresentações das quadrilhas e dos bumbás mirins, que fazem o aquecimento para os três dias de disputa entre Garantido e Caprichoso, marcados para 30 de junho, 1º e 2º de julho, no Bumbódromo de Parintins.

Na ilha, mesmo com uma certa perda de popularidade, as quadrilhas ainda resistem ao modernismo e à tecnologia que foram acrescentados a alguns segmentos dos bumbás. Este ano serão 16 agremiações dispitando o título de campeã e os ensaios estão agitando os terreiros em toda cidade.

As quadrilhas serão divididas em quatro chaves e cada grupo terá a oprtunidade de desfilar entre 20 a 40 minutos. A disputa acontecerá até o dia 24 de junho. No dia 25, arena do Bumbódromo será cedida aos bumbás-mirins Mineirinho, Tupi e estrelinha.

Os filhos de Hippies e os discípulos de Shao Lin são as quadrilhas mais tradicionais da cidade. Antes, os bois eram os nossos convidados, para encerrar a festa. Mas eles se organizaram e cresceram tanto que as quadrilhas perderam força e quase foram extintas, admite o presidente da Associação de quadrilhas e Danças de Parintins, Evaldo Apolônio, o Shao Lin . O apelido veio por causa da quadrilha que Evaldo dirige há 29 anos, a Discípulos de Shao Lin, que este ano se apresentará cpm 170 componentes.

Foi importante a gente persistir, caso contrário os mais novos só iriam assistir aos bois. A quadrilha reúne um espírito alegre, com a participação principalmente dos jovens, diz Ocivaldo Santos, o Códo, dirigentes da quadrilha os Filhos de Hippies, que foi fundada na década de 60. Estamos levando a alegria às quadras juninas, há 32 anos. Sempre estivemos envolvidos com a cultura parintinense, salienta.

Há três décadas, as quadrilhas juninas dividiam igual espaço com os bois. As noites de 28,29 e 30 de junho, antiga data do Festival, começavam com os grupos caipiras e Caprichoso e Garantido se encarregavam de encerrar o espetáculo. Mas na década de 80, os grupos foram divididos e as quadrilhas tiveram que esconder as datas que antecediam as apresentações dos bumbás.