10/06/2006, Jonas Santos/A Crítica
Os bois-bumbás Garantido e Caprichoso vão percorrer as ruas de Parintins esta semana. A brincadeira promete aquecer a rivalidade, precedendo a disputa no Festival Folclórico de Parintins, nas noites de 30 de junho, 1º e 2º de julho.
Nesta segunda feira, na Baixa do São José, por exemplo, o dia terá cara de feriado. Depois das duas festas seguidas dos ensaios do sábado e do domingo, o boi Garantido vai invadir o Centro. A manifestação, no dia 12 de junho, é uma tradição introduzida pelo fundador Lindolfo Monteverde.
A festa do Garantido tem um motivo especial. A noite é dedicada aos namorados. Então o Garantido vai aproveitar o dia e oferecer rosas às mulheres. Todas as belas querem receber essa lembrança do boi, diz Ivo Monteverde, neto do fundador do boi. A saída do boi será do antigo curral da Baixa, às 20h.
O trajeto já é conhecido dos moradores. Depois de seguir pela avenida Vicente Reis, a manifestação passará pelas ruas Armando Prado, Senador Álvaro Maia, Avenida Amazonas e pela Catedral, da padroeira Nossa Senhora do Carmo.
No percurso, as fogueiras iluminam o caminho para o Garantido dançar. Como escudeiros do boi, os brincantes dão a volta na cidade e retornam ao curral.
O organizador da saída do boi, Werner Cardoso, diz que é na brincadeira de rua que está a força do Garantido. É aqui que o torcedor do boi se emociona. É quando as famílias, que não podem comparecer ao Bumbódromo ou ao curral, aproveitam para se divertir e matar a saudade desse grande evento. É para eles que fazemos essa promoção, argumenta.
Um trio elétrico acompanhará a Batucada. O evento será animado pelo levantador de toadas David Assayag, pelo apresentador Israel Paulain e pelo cantor Robson Junior.
A semana vai fechar com a grande festa do Caprichoso, no sábado, dia 17. É o boi de rua que está de volta para resgatar o legado deixado pelos irmãos Roque e Felix Cid, criadores do bumbá azul.
A nova geração talvez não saiba, mas a diretoria do Caprichoso, marcou a saída do boi, que acontecerá neste sábado, para a rua Cordovil. Até aí nenhuma novidade. A notícia boa é que a concentração vai acontecer em frente à casa do mestre Luiz Pereira. Para que não passe despercebido, naquele lugar o touro negro brincou por duas décadas.
Seu luiz vendeu parte do gado da família para assegurar a brincadeira. Eu não poderia deixar a brincadeira morrer. Ninguém queria tomar conta do boi. E a gente brincava aqui, no terreiro da casa, recorda. No quintal de Luiz funcionava o curral do Caprichosol. Era a praça mais frequentada e que reunia os marujeiros e torcedores tradicionais.
No sábado que vem, os antigos moradores da rua Cordovil poderão ficar mais perto do Caprichoso e tocar o veludo do boi. A saída do bumbá está prevista para as 20h. Iremos promover uma grande festa com a participação de todos os artistas e itens oficiais. Estamos nos preparando para mais um mega evento, acentua o coordenador de eventos, Josinaldo Pereira.
Quando a marujada de guerra deixar o antigo reduto do azul, o folguedo seguirá até a praça da Catedral. Lá, a apresentação ficará por conta do boi mirim Caprichoso. O boizinho desfilará com todos os personagens da brincadeira. Os futuros artistas do Diamante Negro serão apresentados à comunidade. De acordo, com pereira, eles integram a escolinha de Artes. Em seguida, os torcedores irão para o curral Zeca Xibelão.