11/06/2006, Jornal A Crítica
Dois grandes eventos que poderão ser festejados, em um único lugar. Assistir aos jogos da Copa poderá ser muito mais divertido e prazeroso, para quem se programou passar o mês de junho em Parintins. A comissão organizadora do Festival Folclórico do município prevê que a população da Ilha irá dobrar com a realização da disputa entre os bois Garntindo e Caprichoso.
Será o mesmo que juntar o desejo de comer com a fome. O confroto, entre as agremiações, será nos dias 30 de junho, 1º e 2º de julho. Por causa disso os moradores da cidade decoram casas, lojas bares e as ruas com motivos que simbolizam as cores verde e amarelo, do Brasil, e o vermelho e azul dos bumbás. O comerciante Janes Oliveira, 40, morador da rua Oneldes Martins, no barrio Itaguatinga, pediu a permissão do vizinho para pintar o muro que reproduz a bandeira nacional.
Todos os moradores deveriam fazer o mesmo. Sou nacionalista de paixão e do tipo de torcedor que veste a camisa e se concentra para torcer, diz. No bumbódromo, ele vai para o meio do Garantido. Na rua 31 de março, as famílias enfeitaram a via pública com bandeirolas. O alfaiate Tico Souza, 39, é um dos entusiastas nas decorações. A rua fica mais alegre e todo tempo em clima de festa. A prefeitura local está realizando uma promoção para premiar a rua mais enfeitada, e vai decorar praças e enfeitar vias de grandes movimento do Centro.