12/06/2006, Jonas Santos/A Crítica
No dia dos Namorados, festa tradicional do bumbá Garantido, nas ruas de Parintins, reúne multidão de torcedores, que trocam gestos de carinho com o boi.
O veludo boi Garantido ficou todo manchado de batom. As belas morenas da ilha receberam o boi de Lindolfo Monteverde com afagos, beijos e demonstração de muito carinho. Afinal, no Dia dos Namorados, não poderia haver pretexto melhor para os casais comemorarem a data, com a festa tradicional do bumbá, que acontece nas ruas de Parintins.
Como gesto de gratidão, o boi do coração na testa distribuía flores e dançava ao redor das fogueiras. É uma emoção que se renova a cada ano. Sempre nesta época a gente se prepara para receber o boi. Toda a família aguarda a passagem do Garantido, em frente de casa , declara Cecília Martins,21, moradora da rua Lindolfo Monteverde, na Baixa do São José.
As lamparinas e porongas iluminavam o trajeto do boi, um gesto lembrado pelos antigos moradores que ajudaram a criar a brincadeira. Os vaqueiros, os guardiões do folguedo, evoluíam nos pequenos espaços, atraindo a multidão que se espremia nas ruas, numa segunda-feira singular da ilha.
A toada Anuncie boi na cidade , de Ambrosio e João Batista Monteverde, é daqueles gêneros musicais que não pode faltar no repertório do show de um grande artista. Quando David começou a cantar a barulheira não parou mais. O Garantido está mostrando quem é que verdadeiramente manda na cidade. Estamos mostrando para o contrário como é que se faz festa. O Garantido, de fato, é o boi que representa a essência do povo,argumenta o Pajé André Nascimento.
No trajeto, o boi Garantido, manipulado pelo tripa Denildo Piçanã, pedia passagem. A mãe Catirina e o pai Francisco abriam caminho para o boi de pano balancear em frente ás casas, enfeitadas com bandeirolas que formam o colorido do mês junino. No percurso foram dezenas de fogueiras até a Catedral da padroeira de Parintins, Nossa Senhora do Carmo. Lá os artistas preparam um show pirotécnico com o Garantido, surpreendendo o Público que aguardava a sua chegada na avenida Amazonas, no centro.