15/06/2006, Jony Clay Borges, Da equipe de A Crítica
A pouco mais de duas semanas para o início do 41.º Festival Folclórico de Parintins a 325 quilômetros de Manaus, uma série de obras e reformas estão em andamento para oferecer uma melhor infra-estrutura e serviços de qualidade aos visitantes.
As iniciativas incluem o asfaltamento e recuperação de ruas, adequação de calçadas, pintura de pontos turísticos e de meio-fio, ampliação da área portuária e construção de uma praça de alimentação.
Prevista para ser inaugurada na próxima sexta-feira, dia 23, a Praça de Alimentação da avenida Amazonas ficará em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Construído com recursos provenientes da Prefeitura de Parintins e do Governo do Amazonas, o complexo terá quatro bares e lanchonetes, no piso inferior, que serão administrados em regime de condomínio, mais um restaurante com ambiente climatizado, no superior, cujo permissionário será definido por carta-convite modalidade de concorrência pública.
As obras de asfaltamento e recuperação de ruas já estão em andamento e deverão cobrir toda a área urbana da ilha tupinambarana. Depois que as obras forem concluídas, não haverá ruas sem asfalto na cidade, garante Mateus Assayag, secretário de Obras do município.
A pintura dos pontos turísticos e do meio-fio deverá iniciar nos próximos dias, segundo o secretário. Em conjunto, as obras de asfaltamento e pintura dos logradouros somam um investimento de R$ 400 mil, oriundos da prefeitura e do governo.
A obra de ampliação do Porto de Parintins, que conta com recursos do Governo Federal, está parcialmente concluída, pois a construção do terminal de passageiros e a pavimentação do local ainda não foram finalizadas. A Prefeitura garante que o projeto deverá ser entregue a tempo de atender ao grande fluxo de embarcações na semana do festival.