14/06/2006, Jony Clay Borges, Da equipe de A Crítica
O trabalho de montagem das alegorias nos galpões dos bois Garantido e Caprichoso entra na reta final. Neste sábado, dia 17, o artista Junior de Souza entregará à diretoria do boi da baixa do São José todo o seu trabalho concluído. O artista do Caprichoso Juarez Lima, revela que o processo de produção das alegorias está 90% finalizado. A partir da semana que vem, os artesãos do azul também darão por encerrado o serviço.
A antecipação do projeto boi de arena acontece a 14 dias da disputa do 41º Festival Folclórico de Parintins, que será realizado nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho.
Junior de Souza preparou a criação do ritual indígena e de uma lenda amazônica, suas especialidades. Ele diz que esses momentos serão uma nova aposta do Garantido para conquistar o tricampeonato. Esse trabalho vem para fazer um diferencial. Será um marco no formato alegórico, avalia Junior. O artista ressalta que esta, da concepção do boi, vai encerrar o modelo em que os bichos alegóricos simplesmente andavam sorriam e batiam palmas. É a concepção de um novo estilo. Apostamos em algo inovador, afirma. A riqueza de acabamento das alegorias é encantadora.
Para o artista, que também integra a comissão de artes do boi, o tema do Garantido para 2006 é um apelo forte, que soma as propostas apresentadas pelo grupo folclórico, nos outros festivais. Terra, a grande maloca veio para mostrar que ainda é possível empreender a paz . A oca sempre foi para os índios um local de harmonia. Não há separação entre idosos, adultos e crianças. Todos vivem em igualdade, argumenta.
Caprichoso
Se depender do trabalho dos artistas do Caprichoso, o boi bumbá azul e branco vai repetir este ano o mesmo sucesso de suas melhores campanhas. quem garante é Juarez Lima, 39, um dos integrantes do seleto grupo de artistas que inclui ainda Karú Carvalho, Ito Teixeira, Rossy Amoedo, Ozéas Bentes e Jaizinho Mendes. O Caprichoso disputa o festival com o tema Amazônia, solo sagrado.
Em 2006, garante o parintinense, O Caprichoso vem grandioso, tão forte como nunca, à la 1997 e 2003, que foram referência do bumbá, Vamos surpreender o público pela grandiosidade e pela plasticidade das alegorias , adianta Juarez, artista cuja marca registrada é superar as barreiras físicas e colocar alegorias gigantescas n arena do Bumbódromo. Juarez tradicionalmente elabora as alegorias do ritual, mas este ano ficou encarregado de cuidar do momento folclórico e da lenda. A mudança, segundo ele, vai ajudar a dar um novo fôlego criativo à apresentação do boi azul.
O Caprichoso está trabalhando com seis equipes de alegoristas, cada uma composta de 20 a 30 técnicos, para entregar até a próxima semana todas as 12 alegorias- quatro para cada noite, de acordo com o regulamento.