Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Evoluir, mas com tradição

15/06/2006, Jornal A Crítica

Não é da linhagem Monteverde o terceiro amo do boi Garantido, Tony Medeiros foi escolhido há dez anos e, até hoje, permanece como item. Ele revela: O primeiro amo foi o fundador, Lindolfo Monteverde. O segundo, seu filho João Batista e sou o terceiro amo. Isto é histórico, visto que o bumbá tem quase 100 anos de existência.

Para ser manter no cargo, Tony Medeiros fez por merecer. Quando assim, fiz um trabalho de pesquisa e trouxe o amo do boi para o meu domínio. A métrica pelo do versos, que foi criada pelo Lindolfo, continua a mesma. Sou a favor da evolução, contudo, sem esquecer a tradição, informa emocionado.

Por toda essa dediação convite nao foi por acaso. Fui escolhido porque o João Batista sofreu um acidente que o deixou com problemas na voz e parcialmente sem mobilidade. Fui chamado pelo então presidente José Walmir, que pediu-me para assumir o item. Antes fui convesar com o João se ele não ia ficar magoado e ele respondeu que não. Então fui aceito por todos torcedores do boi, conta o amo do boi vermelho.

Fato Gerador
Sem amo, Catirina e pai Francisco não existe boi. A importância do amo é que ele faz parte do projeto folclórico do boi gerado pelo fato histórico. A mãe Catirina fica grávida, deseja a língua do boi que pertence ao dono ou amo da fazenda e, para satisfazer a mulher, o pai Francisco vai lá e mata o boi. Sem esses três personagens não existe boi e nem festival. A homenagem é o reconhecimento da história.

Na arena
Para ser o amo do boi, segundo Tony, não há uma preparação prévia necessária, porque existem dois momentos distintos. Não há como ter uma preparação, porque existe a fora e o dentro da arena. São duas situações completamente diferentes. Há 10 anos, quando entro no Bumbódromo, sinto o frio na barriga, o mesmo da estréia, nessa hora quem existe não é o Tony, é o amo do boi, comenta ele.

Supresas
Tony Medeiros acha bem-vinda a homenagem do Movimento Amigos do Garantido MAG, no próximo sábado, no Sambóbromo. O público pode esperar muitas surpresas. Entre elas, as chegadas apoteóticas do amo, do boi do coração e de alguns itens oficiais do bumbá. Essa é a prévia do último curral, conclui.