15/06/2006, Ag/Nativa Comunicações
Parintins AM - Tá na moda, tá na cor, tá na onda do boi-bumbá. Parintins se enfeita da cabeça aos pés para a grande festa. Dessa vez, o azul e o vermelho não são absolutos, dividem com o verde e o amarelo o colorido nas vitrines, nas ruas, na fachada das casas e até nas unhas.
Na cidade que se prepara para a grande festa, o dois pra lá e o dois pra cá não são as únicas exigências para quem pretende entrar na onda do boi. É preciso incorporar um pouco da criatividade e abusar dos brincos, pulseiras, colares, bonés e de enfeites que podem se tornar um adereço bem transado para incrementar a festa. Tudo nas cores do boi e da seleção brasileira, é claro!
Em Parintins A moda é camisa bordada com miçangas e lantejoulas, sempre com destaque para os bois e o Brasil. Para se ter uma idéia da variedade de artigos que decoram os corpos de homens e mulheres, basta dar uma voltinha no centro comercial. As confecções em sacaria são pintadas e bordadas com motivos juninos, tudo produzido pelas mãos dos artesãos da ilha. As parintinenses mais ousadas entram de cabeça, ou melhor, colorem os cabelos com penachos, tranças e tererês confeccionados em sementes, contas, e miçangas.
Nós estamos na onda da copa do mundo, vamos usar cores do Brasil e do boi, diz Jéssica Santana Farias, 19. A prima Luciana Teixeira, 22, também compartilha da mesma animação.
No atelier do estilista Helerson Maia, a equipe de trabalho não tem tempo com as encomendas. São dezenas de cocares para os mais gostos mais exigentes. A artesã Cláudia Farias, 32, decora os corares e tangas com miçangas, cordas e sementes. Ela confirma que são muitas encomendas para o festival, inclusive para os vips da Coca-Cola. O aderecista Salomão Costa da Silva, 23, diz que a preferência é sempre pelo azul, vermelho e o verde e amarelo.
Quem chega na cidade, também é recebido com as cores da moda. Os triciclos são decorados com bandeirolas verdes e amarelas. Portanto, quem pensa em vir a Parintins em ano de Copa do Mundo já deve começar a entrar na moda. É bom aproveitar porque a festa só está começando.