16/06/2006, Jornal A Crítica
Há dez anos, quando o boi branco entra na arena, os versos que se ouvem são declamados por uma mesma voz: a do cantor e compositor Tony Medeiros. Amo do Garantido há uma década, ele será um dos homenageados na noite de hoje, no Curral do bumbá que acontece no Centro de Convenções Sambódromo.
Na noite da Celebração Folclórica e última apresentação do vermelho sozinho em Manaus, também receberam homenagens os itens sinhazinha da fazenda, defendido por Vanessa Gonçalves, batucada, vaqueirada, pai Francisco e mãe Catirina e o boi, que será representado pelo segundo tripa do boi, Batista. Será uma festa para brincar de boi, como foi em Parintins, esta semana, avisa o coordenador de Eventos do Garantido, Rivaldo Pereira.
No último dia 12, Dia dos Namorados, o boi Garantido e seus torcedores saíram dançando e cantando pelas ruas de Parintins, parando na frente das casas onde havia uma fogueira acesa e palminhas de madeira marcavam a cadência da brincadeira de boi-bumbá. Em Manaus, o Curral do Garantido será nesses moldes. Mas começa mais cedo, por volta das 11h30, com a Feijoada do MAG Movimento Amigos do Garantido, no Balneário do Sesc.
Além de atrações musicais como David Assayag, Tony Medeiros e Israel Paulain, terá a escolha - entre sete candidatas - da Morena Bela. No Sambódromo, o Curral do Garantido começa às 21h30, com a Banda Batucada e show dos cantores Leonardo Castelo, Hamiraldo da Mata, Carlos Batata, Ricardo Lira e Fábio Casagrande. Em seguida, entra Tony Medeiros soltando versos para o boi branco e começa a Celebração Folclórica. Entram no palco sinhazinha e a batucada. A noite encerra com a voz de David Assyag cantando novas e antigas toadas.