18/06/2006, Jony Clay Borges, Da equipe de A Crítica
Torcedores, fãs e brincantes do Caprichoso tomaram as ruas de Parintins a 325 quilômetros de Manaus na noite de sábado, durante o tradicional festejo do boi de rua do bumbá azul e branco. Grande acontecimento do Caprichoso, a caminhada festiva do boi-bumbá pela cidade começou pouco antes das 21h, saindo do antigo curral do Caprichoso, localizado na rua Cordovil, Centro de Parintins, para chegar até o Curral Zeca Xibelão, onde a festa prosseguiu madrugada adentro.
O boi fez a festa para um público de crianças, adultos e idosos, que vestiram a cor azul e se enfeitaram para acompanhar o bumbá pelas ruas. O cortejo era liderado pelos mestres da Vaqueirada. Mais atrás, o Boi Caprichoso seguia guiado pelo presidente Carmona Filho e acompanhado por bonecos do Bicho Folharal, da Velha Aurora e Gigante Juma, figuras tradicionais do boi de rua. No caminho, o bumbá parou algumas vezes para cumprimentar os fãs ilustres e para fazer mimo às crianças e às moças bonitas.
O boi de rua busca resgatar a tradição popular e relembrar o tempo em que o boi-bumbá era brincado nas ruas, à luz de lamparinas e de fogueiras, acesas nas casas por onde passava.