Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Chico da Silva proíbe suas toadas no boi Garantido

19/06/2006, Jornal A Crítica

O cantor e compositor Francisco Ferreira da Silva, o Chico da Silva, está processando a Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido pelo não pagamento dos direitos autorais de seis toadas dele executadas desde 2002. A ação acarretará em uma audiência de conciliação no próximo dia 23, às 9h, no Município de Parintins.

Como consequência dessa situação de irregularidade, Chico quer que a agremiação folclórica suspenda a utilização, a divulgação e a reprodução das toadas- Vermelho, Boi de Carmo, Festa da Raça, Um beijo na palma da mão, Sonho de liberdade e Garantido 2000- tanto nos ensaios em Manaus quanto na ilha Tupinambarana e no Festival Folclórico de Parintins.

O advogado do artista, Romildo Campos, informou que o pagamento de direitos autorais é constitucional e que a diretoria do boi deveria saber disso. Procurei a direção para tentar negociar antes de ir para a justiça. Mas me disseram que não podem fazer nada, contou. Ele disse ainda que após essa audiência de conciliação entrará com uma ação indenizatória por conta dos danos morais sofridos pelo compositor.

O presidente do Garantido, Vicente Nunes de Matos, disse que foi informado da audiência no fianal da tarde de ontem e que foi uma surpresa essa situação. Não estava sabendo de nada disso. Amanhã hoje vou me inteirar melhor do que está acontecendo, declarou. Questionando sobre o pagamento de direitos autorais, ele afirmou que o Garantido está trabalhando dentro da legalidade.