Parceiros:

» Criação de Sites

» Criação de Sites em Manaus

» Site Manaus





Siga ParintinsCom no Twitter

Todo o tempo dedicado aos bumbás de Parintins

19/06/2006, Diário do Amazonas

Faltando dez dias para o 41º Festival Folclórico de Parintins a preparação dos itens individuais femininos e masculinos dos bois Caprichoso e Garantido ficam mais intensa. O tempo tem que ser divido entre ensaios técnicos, faculdades, academias, testes em alegorias e ainda para entrevistas.

Desde ontem os itens femininos do Caprichoso - menos a Sinhazinha da Fazenda Adriane Viana - já estão na Ilha de onde só devem sair depois do resultado do festival, no dia 03 de julho.

A Rainha do Folclore do Caprichoso, Karla Thainá, diz agora pertencer ao boi e todos seus afazeres particulares só serão realizados após o Festival. Até minhas provas da faculdade ela faz Psicologia na Uninorte eu adiantei para me dedicar ao boi. Todo meu tempo agora é do Caprichoso, disse Karla que no sábado completou 19 anos.

O tempo de Karla como de Analú Vieira Porta-Estandarte, Adriane Viane Sinhazinha da Fazenda e Izabel Souza Cunhã-Poranga está totalmente dividido. Pela manhã elas dedicam-se aos ensaios com as vestimentas que vão usar nos três dias de apresentação. Passamos uma hora com cada artistas que confeccionaram as roupas ensaiando os novos passos. Depois vamos para academia e a tarde vamos visitar os galpões onde ensaiamos com nossas alegorias, contou Analú.

Já o tempo da Cunhã-Poranga Izabel Souza é mais complicado. Além de fazer seus deveres como a mulher mais bonita do boi, Izabel passa boa parte do seu tempo ao telefone. Como só vou em casa praticamente dormir, minha mãe fica tomando conta das minhas filhas Sueive Souza da Silva, 7, e Suelen Souza da Silva, 4 e quase toda hora fico ligando para ver como elas estão. É um sacrifício, mas faço isso pelo amor ao Caprichoso, explicou a cunhã.

O único item feminino do Caprichoso que ainda não está na Ilha é a Sinhazinha da Fazenda Adriane Viana. Voltei ontem de Parintins onde aproveitei para visitar os galpões, tirar medidas das minhas roupas e se reunir com o Conselho de Artes, disse Adriane.

Estudante de Fisioterapia e funcionária da Fundação Doutor Thomas, Adriane está dividindo seu tempo com o trabalho e os ensaios. Pela manhã eu ia a faculdade, mas estou de férias. Agora vou para o trabalho às 13h e às 17h vou para academia, onde permaneço durante duas horas, contou a sinhazinha. O primeiro horário na academia é voltado para o trabalho físico e o segundo é destinado para as coreografias.

E é pelo trabalho na Fundação que Adriane não está em Parintins. Sou cobrada por não estar lá em Parintins, mas a diretoria entende, pois é aqui em Manaus que trabalho e não posso faltar, até porque trabalho com idosos na parte de fisioterapia e eles já estão acostumados comigo. Seria um pouco complicado uma pessoa me substituir agora, explicou Adriane Viana, prometendo que na próxima segunda-feira já estará em Parintins.