23/06/2006, Jornal A Crítica
A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental está convocando todos os donos de embarcações que partirão para o Festival Folclórico de Parintins,, que acontece de 1º a 3 de julho, a solicitar o passe - documento de vistoria que autoriza o trajeto.
Até a próxima quarta-feira, serão feitas inspeções nos barcos, verificando se estão dentro dos padrões de navegação, principalmente no que diz respeito ao quesito segurança.
Até ontem, a capitania havia recebido 109 pedidos de vistoria. Desses, 46 já foram inspecionados e liberados para receber o documento, porém, somente 30 proprietários de barcos foram buscá-lo no órgão.
Das outras 63 embarcações, 43 estão agendadas para realização de vistoria até amanhã e outras 20 foram reprovadas durante a inspeção em algum dos quesitos obrigatórios.
O ajudante da capitania, o comandante Luís Cláudio Rezende Martins, informa que o órgão está mobilizado para vistoriar quantos barcos quiserem seguir para o festival folclórico. Queremos facilitar a vida dos proprietários de embarcações. Se eles não forem vistoriados em Manaus, poderão ter muitos problemas quando passarem pelo posto de controle da capitania, que ficará no Encontro das Águas, ressalta.
Ele explica que os barcos que foram reprovados na primeira vistoria poderão requerê-la novamente. Muitas vezes o problema desses barcos se resolve em pouco tempo. Por isso, eles ainda podem ter autorização para viajar, diz o comandante.
Dentre os principais itens cobrados durante a vistoria estão a validade e a quantidade suficiente dos coletes salva-vidas e dos extintores, proteção obrigatória das correias dos motores, luzes de navegação funcionando, além dos rádios de comunicação.